Eleições 2012 em Itaberaba | João Filho é reeleito prefeito com 76% dos votos

João Filho, prefeito reeleito de Itaberaba.
João Filho, prefeito reeleito de Itaberaba.
João Filho, prefeito reeleito de Itaberaba.
João Filho, prefeito reeleito de Itaberaba.

A eleição foi uma grande manifestação de democracia e soberania popular, uma vitória com diferença de mais de 18 mil votos sobre o segundo colocado

O prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP) foi reeleito em Itaberaba, na Chapada Diamantina, com uma vitória consagradora, a maior já vista nesse município. João Filho obteve uma votação de 21.988 (76,11% dos votos válidos) – uma das mais expressivas entre os 417 municípios baianos – contra 3.562 votos (12,33%) do segundo colocado Delsuc Moscoso, candidato do PSDB –, diferença de 18.426 votos. O candidato Jean do PT obteve 2.658 votos (9,20%), e Dr. Valmiro (PSOL) apenas 681 votos (2,36%).

A vitória confirmou as previsões das pesquisas que apontavam João Filho como o terceiro prefeito melhor avaliado pelos eleitores em todo o Estado. A coligação A Força Para Itaberaba Continuar Crescendo conseguiu eleger 11 vereadores, restando para a oposição apenas 4 cadeiras da Câmara.

Em declaração após a eleição, João Filho declarou: “Agradeço pelo carinho de cada um, na zona urbana e rural. O seu voto foi demonstração de confiança e do desejo de ver Itaberaba seguir crescendo. Tenham a certeza de que se em 3 anos e 4 meses fizemos muito por nosso município, no próximo mandato vamos trabalhar com o mesmo empenho, com a mesma vontade de melhorar a cada dia a vida do nosso povo”.

Durante sua campanha eleitoral, João Filho recebeu o apoio do governador em exercício Otto Alencar (PSD), dos deputados federais João Leão e Luiz Argolo, ambos do PP, do deputado estadual Kaká Leão (PP) e do deputado federal Marcio Marinho(PRB). E ao longo dos três meses de campanha, foi possível ouvir diferentes declarações:

“João Filho é um exemplo de administração entre os prefeitos da Chapada e de toda a Bahia”, destacou Otto Alencar.

João Filho foi reeleito prefeito de Itaberaba com o apoio de João e Cacá Leão do Partido Progressista.
João Filho foi reeleito prefeito de Itaberaba com o apoio de João e Cacá Leão do Partido Progressista.

“A transformação que aconteceu em Itaberaba com João prefeito é inacreditável. A cidade estava estagnada, adormecida e João rompeu com este marasmo, transformando-a em uma cidade maravilhosa” afirmou o deputado federal João Leão (PP).

Já o deputado estadual Kaká Leão foi bem enfático: “Só não enxerga as mudanças em Itaberaba quem realmente não quer ver. João Filho entrou para a história como o prefeito que mais obras fez. Vamos continuar ajudando para que ele realize um mandato ainda melhor nos próximos 4 anos”.

“Considero João Filho o melhor prefeito do PP em toda a Bahia. Ele é um jovem e promissor político que tem como lema fazer o bem sem olhar para quem. João faz um governo sério que investe forte em ações que resultam na geração de emprego e renda aos moradores de Itaberaba. Saiba que estarei firme ao seu lado nos próximos 4 anos de sua gestão”, afirmou o deputado Luiz Argolo(PP).

PP elegeu 52 prefeitos e 458 vereadores em toda a Bahia, firmando-se como a segunda força política

Na reunião do Conselho Político do governo da Bahia, realizada na última quarta-feira (10), uma notícia causou grande impacto: o Partido Progressista (PP) vai administrar prefeituras que somam um total de 1,74 milhão de cidadãos baianos. O PP foi o segundo colocado no Estado em número de votos e em prefeituras com maior número de habitantes, precedido apenas pelo PT.

Foram 52 prefeitos e 458 vereadores eleitos. Entre essas prefeituras, estão 35 das maiores cidades da Bahia, como Itaberaba, Ilhéus, Barreiras, Jequié, Lauro de Freitas, Barra, Luis Eduardo Magalhães, Guanambi, e Monte Santo, entre outras.

“Pela nossa densidade e capilaridade, nós garantimos uma vaga nas eleições majoritárias de 2014”, afirmou o presidente do PP na Bahia, deputado federal Mário Negromonte, que foi parabenizado pelo governador Jaques Wagner pelo desempenho do partido nas urnas.

O Partido Progressista comemora o desempenho nas eleições de 7 de outubro. O PP em nível nacional conquistou 466 prefeituras (quinto lugar) e fez 4.929 vereadores (quarto lugar). “Isso reflete a força de um partido cujo programa é coerente, claro e firme, em prol da livre iniciativa, do setor produtivo, da agricultura, da geração de emprego e renda, das liberdades individuais e da melhoria da qualidade de vida, dando mais saúde, segurança e educação às pessoas”, afirmou Negromonte.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9375 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).