EBDA promove I Concurso de Mel na ExpoAgrifam, que acontece este mês em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria de Agricultura (Seagri),através da Unidade de Análise de Produtos das Abelhas (APA), promove o I Concurso de Mel da ExpoAgrifam, que acontece de 21 a 28 de outubro de 2012, em Feira de Santana, no Parque de Exposições da cidade.

O Concurso é para estimular apicultores e meliponicultores de todo o Estado da Bahia a produzirem mel e pólen com qualidade, apostando na valorização profissional do produtor. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas no período do evento (21 a 23), no estande da EBDA.
No concurso, concorrerão os méis nas seguintes categorias: Mel de abelha sem ferrão (Meliponas); Mel de abelhas africanizadas (com ferrão), a Apis Mellífera, e de pólen desidratado, também de Apis mallífera.

As amostras que vão concorrer serão recebidas, na ExpoAgrifam, no estande da EBDA, na parte destinada ao Laboratório de Abelhas, devendo ser apresentadas em frascos de, no mínimo, 250 gramas de mel, em temperatura ambiente, na categoria Apis Mellífera. Já as amostras das Meliponas, devem ser refrigeradas e apresentadas em frascos de 150 gramas, enquanto o pólen desidratado, de Apis, deve estar acondicionado em vasos de 100 gramas.

A farmacêutica da EBDA, Alvanice Lins, chama a atenção para que as amostras entregues devam estar livres de qualquer inscrição ou marca que possa identificar a sua origem. “É importante que as amostras apresentem apenas uma etiqueta, com o número de inscrição e a categoria, colocada na inscrição, pelo órgão competente”, ressalta a técnica.

Uma equipe técnica da APA, que é uma unidade do Laboratório de Abelhas (LABE), da EBDA, com funcionamento em Ondina/Salvador, fará a avaliação dos materiais, considerando embalagens e parâmetros como sabor, odor, cor e fatores químicos como umidade, acidez e pH.

No concurso, serão classificados os quatro primeiros colocados para a categoria mel de abelha Apis, quatro para a categoria mel de abelha meliponinea, e quatro para a categoria pólen desidratado de abelha Apis, quando a EBDA emitirá um laudo de análise físico-química, do LABE, certificando a qualidade dos méis concorrentes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]