EBDA entrega equipamentos de captação de água para agricultores familiares, em Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Associações comunitárias de agricultores familiares recebem nesta quinta-feira (25/10/2012), a partir das 15h, no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana, equipamentos de elevação de água que ajudam o produtor rural a captar água de cisterna sem utilização de energia.

Uma ação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), que disponibilizará 62 Bombas Rosário e 15 Bombas Puxa-empurra. A distribuição de equipamentos será feita pelo presidente da instituição, Elionaldo de Faro Teles, no estande da EBDA, montado na Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), que acontece até o próximo sábado (27).

A EBDA incentiva o uso de novas tecnologias na agricultura familiar com base nos princípios da sustentabilidade. “Nosso papel é disseminar as informações para que os produtores estejam estimulados a adotarem essas tecnologias de fácil aplicabilidade, melhorando a sua produtividade e produção, o que resulta no aumento da renda e na qualidade de vida de todos da família,” disse o presidente.

As bombas são tecnologias de baixíssimo custo e fácil adaptação, como explica o engenheiro agrônomo da EBDA, Valdir Bento. “A bomba Rosário é hidráulica, feita com uma jante de bicicleta, que é fixada em um tubo de ferro com uma manivela. Custa, em média, R$ 70 e é de fácil construção, manutenção e manuseio”, explicou o técnico.

Já a bomba Puxa-empurra é um equipamento utilizado para o bombeamento manual de água, em diversas condições de aplicação. Funciona como uma seringa gigante, sugando a água que vem por um tubo para dentro do cilindro e depois é empurrada para fora por outro tubo. Duas válvulas de retenção servem para direcionar o fluxo da água enquanto é feito o vai e vem, como o êmbolo de uma seringa, e assim a água é recalcada para pontos elevados.

É um compromisso da Seagri, através da EBDA, apresentar novas tecnologias para agricultores familiares de toda a Bahia. A empresa visa introduzir inovações tecnológicas de baixo custo, em todas as localidades que recebem assistência técnica da instituição.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]