Deputado Zé Neto destaca investimentos estaduais no Presídio Regional de Feira de Santana

Comitiva participa de ato inaugural.
Comitiva participa de ato inaugural.
Comitiva participa de ato inaugural.
Comitiva participa de ato inaugural.

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (18/10/2012) a 1ª etapa da reforma e ampliação do conjunto Penal de Feira de Santana. Foram construídos seis pavilhões com capacidade de vagas para 608 internos numa obra que teve inicio em novembro de 2011.

Segundo o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAEP), Nestor Duarte, “estas reformas contribuirão sobretudo para acabar com a reclusão em delegacias. A última ampliação do Conjunto Penal de Feira de Santana se deu há 23 anos, em 1989. Nestas obras o orçamento total girou em torno dos R$ 9,5 milhões. Os pavilhões terão uma tecnologia de abertura de cela que isolará o agente penitenciário do detento”.

O deputado estadual e líder do governo da Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), destacou novas obras que serão entregues na unidade prisional. “Vamos construir um presídio feminino, o primeiro do interior da Bahia, que contará com administração totalmente separada e capacidade para custodiar aproximadamente 227 internas, que contarão inclusive com berçário”, anunciou o parlamentar.

Também estiveram presentes na inauguração, o diretor do presídio, Edmundo Meméri, o comandante de Policiamento Regional Leste (CPRL), Coronel Adelmário Xavier; a subsecretaria de Desenvolvimento e Integração Regional da Bahia, Eliana Boaventura; o secretario municipal de prevenção a violência, Mizael Freitas; o juiz da vara de execuções penais na comarca de Feira de Santana, Gustavo Rubens Hungria; o coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin), Ricardo Esteves Brito, a Defensora Pública da Comarca de Feira de Santana, Liliane Miranda.

Histórico

Atualmente o Conjunto Penal de Feira de Santana abriga 832 detentos, sendo 712 homens e 120 mulheres. Com o termino das obras e a entrega da segunda etapa de ampliação do presídio, que será inaugurado no mês de fevereiro de 2013, mais 608 vagas serão disponibilizadas, totalizando 1206 vagas.

Leia +

Primeira etapa da reforma do presídio de Feira de Santana será entregue nesta quinta-feira

Sobre Carlos Augusto 9759 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).