Curso de agroecologia reúne agricultores e estudantes em Irecê

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Promover uma agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, são os objetivos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola(EBDA), vinculada a Secretaria de Agricultura (Seagri), ao promover práticas agroecologicas. Com base neste princípio, no período de 09 a 11 de outubro, mais uma turma de agricultores familiares e estudantes da área agrícola serão capacitados no Curso de Agroecologia, promovido pelo Centro de Formação de Agricultores Familiares de Irecê (Centrefértil), unidade da EBDA.

Os diálogos serão conduzidos pelo engenheiro agronômo e chefe do Escritório Local de Ibititá, Edvaldo Reinaldo. O curso terá carga horária de 18 horas, divididas em aulas teóricas e práticas. Os participantes conhecerão os perigos dos agrotóxicos, formação do solo, história da agricultura, importância e princípios da agroecologia, adubação com o uso de biofertilizantes e matéria orgânica, além do controle de doenças e pragas sem o uso de insumos químicos.

Nas aulas práticas, os agricultores familiares e estudantes visitarão uma propriedade no munícipio de Jussara, na região de Irecê, com a finalidade de vizualizarem as plantas da caatinga, com ênfase para produção de biofertilizantes, compostagens e inseticidas naturais. “Nesta visita técnica iremos conhecer a experiência de um agricultor que vive da agricultura de base ecológica, onde os participantes terão a oportunidade de questionar o produtor sobre os benefícios de uma propriedade em transição agroecológica ”, explica o engenheiro.

“Vamos demonstrar para os agricultores que são possíveis a prática da agricultura sustentável sem prejudicar o meio ambiente, sem utilização de veneno que contamina alimentos, a água e os solos, causando doenças e mortes nos homens e nos animais”, conclui ele.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]