Campeonato mundial de judô reúne atletas de 20 países em Salvador

Cena do campeonato Mundial de Judô realizado em Salvador.
Cena do campeonato Mundial de Judô realizado em Salvador.
Cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Judô realizado em Salvador.
Cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Judô realizado em Salvador.

Em arena instalada na área externa do Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, acontece até este domingo (28/10/2012), o Campeonato Mundial de Judô por Equipes. Com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, entre outras autoridades, o evento foi aberto oficialmente na tarde deste sábado (27), em Salvador.

A competição é disputada em cinco categorias – meio-leve, leve, meio-médio, médio e pesado. Para judocas baianos como Ivan Luis Ramos Costa, 23, o evento é bastante significativo. “É muito importante termos na Bahia um mundial como este. Além de ser significativo para nós atletas que encontramos outros atletas de diferentes nacionalidades serve como estímulo também para as crianças que estão acompanhando também”.

Esta é a primeira vez que o Mundial de Judô por Equipes acontece nas Américas, fruto do esforço do governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, como destaca o secretário da pasta Nilton Vasconcelos. “É um esforço somado a três anos de trabalho. Em 2010 e 2011, realizamos duas edições da Copa do Mundo de Judô, que é um evento de porte menor, e agora este campeonato mundial. O judô baiano vem se fortalecendo e, durante estes preparativos conseguimos fazer algumas viagens pelo interior, também estimulando ainda mais a prática do esporte”.

No tour realizado por Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro foram visitadas 40 escolas, realizadas ‘clínicas’ (treinamentos) para 4.210 alunos, enquanto o ‘estande do judô’, estacionado em praças públicas, recebeu a visita de 10.230 pessoas.

Com a participação de atletas de mais de 20 países, o governador Jaques Wagner disse que “essa é a oportunidade de preparar o estado para receber eventos de grande porte. A partir de 2014, com a conclusão das obras do Centro de Treinamento em Lauro de Freitas, os atletas poderão competir com a certeza de mais eventos no estado”.

Cena do campeonato Mundial de Judô realizado em Salvador.
Cena do campeonato Mundial de Judô realizado em Salvador.

Centro Pan-Americano de Judô

A realização do campeonato na Bahia é resultado do trabalho do governo estadual, em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, o Estado tem promovido competições internacionais e vai construir um centro de treinamento de nível internacional no município de Lauro de Freitas. Será construído o Centro Pan-Americano de Judô, um dos principais legados da realização do Campeonato Mundial por Equipes e quem entra na “Cidade do Judô” tem a chance de visitar, logo na entrada, o stand do Governo do Estado e conhecer a maquete do Centro.

“Com o Centro nós poderemos projetar para termos grandes atletas disputando no esporte já em 2016, já que a previsão é que em maio de 2014 já esteja com o centro em funcionamento”, disse Nilton.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108011 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]