Cachoeira recebe curso gratuito de arte contemporânea

Cristina Pescuma, crítica de arte de São Paulo.
Cristina Pescuma, crítica de arte de São Paulo.
Cristina Pescuma, crítica de arte de São Paulo.
Cristina Pescuma, crítica de arte de São Paulo.

Cachoeira recebe, em novembro, o curso gratuito “A Arte Contemporânea e o Pensamento da Diferença”. O projeto reúne Cristina Pescuma, crítica de arte de São Paulo, e cinco artistas atuantes na Bahia: Karla Brunet, Ludmila Britto, Rener Rama, Lica Moniz e Vauluizo Bezerra. Trinta vagas estão disponíveis e as inscrições serão realizadas via internet, pelo site www.isso.art.br , a partir do dia 5 de novembro de 2012. Com 12 horas de atividade, o curso também acontece em Salvador, com inscrições a partir de 12 de novembro.

“As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição”, informa a organizadora, Lanussi Pasquali. Não é preciso ser acadêmico ou artista para participar: basta ter afinidade e interesse no tema.

Com apoio do Edital Setorial de Artes Visuais da Funceb, o curso tem como foco o “Pensamento da Diferença”, uma abordagem teórica desenvolvida especialmente por Gilles Deleuze e Félix Guatarri a partir dos anos 1970. Nietzsche, Espinoza, Bergson e Foucault, entre outros, também integram essa linha.

“Esses pensadores propõem deslocar o pensamento para as relações, ou seja, é uma maneira de começar  pelo meio, pelas multiplicidades. Pensar a partir da diferença que perpassa os seres, aquilo que os torna singulares. Entendê-los em seus agenciamentos”, define Cristina Pescuma.

Também professora de cursos no Instituto Tomie Ohtake e tutora de Educação à Distância na Bienal de São Paulo em 2010, Cristina orienta o grupo Devir Fotografia.

Segundo a crítica, a arte contemporânea tende a ser mais enigmática, mais política e exigir maior participação do público na construção de sentido.

Para o anfitrião do evento em Cachoeira, Danillo Barata, a iniciativa é importante porque “entende que o papel da arte deve extrapolar os espaços e as práticas tradicionais, estritamente concebidos para as exposições usuais, invadindo os limites de uma geografia política pautada no eixo sul”.

O curso acontece na UFRB de 19 a 22 de novembro de 2012, das 14h30 às 17h30.  Quem quiser também poderá acompanhar a transmissão via real pela internet (www.isso.art.br). Em 2013, serão lançados livro e audiolivro produzidos com textos resultantes do projeto.

SERVIÇO

O que:  Curso “A Arte Contemporânea e o Pensamento da Diferença”.

Onde:  CAHL (Centro de Artes, Humanidades e Letras)  da UFRB – Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N, Centro

Telefone: 71 8896 4576 (com Lanussi)

Quando: 19 a 22/11 (inscrições a partir de 5/11)

Duração: 12 horas

Custo $: Grátis (30 vagas por cidade, por ordem de inscrição no site)

Inscrições: www.isso.art.br

Quem promove: Lanussi Pasquali / Edital Setorial de Artes Visuais/Funceb

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9613 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).