Bahia e Mato Grosso alertam para aumento de casos de dengue no verão

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Dez municípios da Bahia estão em alerta ou situação de risco para o aumento de casos de dengue no próximo verão, conforme lista da secretaria estadual de Saúde.

Os municípios são: Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Jequié e Teixeira de Freitas. O grupo concentra 44,8% das notificações da doença no estado.

No ano de 2012, até o dia 29 de setembro de 2012, foram notificados 66.684 casos de dengue na Bahia, o que corresponde a aumento de 30,81% em relação ao mesmo período de 2011. A Secretaria de Saúde registrou 27 mortes pela doença.

Em Mato Grosso, a tendência é piorar a ocorrência da doença, segundo o coordenador estadual de Vigilância Epidemiológica, Sandro Luiz Netto. Para ele, a circulação do vírus tipo 4 deve agravar a situação da dengue no estado entre novembro e abril, o período mais preocupante. O subtipo viral voltou a circular no país depois de mais de 20 anos e, por isso, parte da população não tem imunidade contra o vírus.

Até o dia 4 de outubro, foram notificados 37.900 casos de dengue, acréscimo acima de 300% na comparação a igual período de 2011, quando foram registrados 8.638 casos. Foram notificados 126 casos graves e 21 mortes (sendo 15 confirmadas e seis em investigação). No estado, 15 municípios têm passado por monitoramento especial, onde a incidência da doença cresceu nos últimos 12 meses. Entre eles, está a capital Cuiabá, que notificou 10.468 casos de dengue até ontem (04/10/2012).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112775 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]