Audiência pública sobre a seca revela a precariedade do campo na região de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vereador Marialvo Barreto promove debate sobre a seca e revelando a precariedade social em que que vive o homem do campo. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vereador Marialvo Barreto promove debate sobre a seca e revelando a precariedade social em que que vive o homem do campo. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vereador Marialvo Barreto promove debate sobre a seca e revelando a precariedade social em que que vive o homem do campo. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Vereador Marialvo Barreto promove debate sobre a seca, revelando a precariedade social em que que vive o homem do campo. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

Diretor da Embasa adverte para perda de captação na barragem de Pedra do Cavalo 

Representantes de órgãos públicos do estado e do município discutiram na manhã desta quinta-feira (25/10/20102), a situação da seca no município de Feira de Santana. O evento foi promovido pelo vereador Marialvo Barreto (PT).

Diretores da Embasa, Cerb, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a coordenadora da Estação Climatológica da UEFS, entre outros debateram a situação numa audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal.

O gerente da Embasa, Neidson Eloy, disse que a situação da seca vem se agravando e destacou o papel da empresa nesse período. “O nosso papel é o abastecimento humano, mas a água que é fornecida pela Embasa muitas vezes é utilizada para outros fins”, afirmou.

Ele informou que o sistema de abastecimento não é dimensionado para essa finalidade e que a captação de água na barragem de Pedra do Cavalo está baixando cerca de 1 cm por dia.

“Ainda não é urgente a questão de racionamento, mas se a situação se prolongar, no próximo ano possivelmente vamos ter que discutir isso”, ressaltou Neidson.

O gerente afirmou também que a empresa tem investido em cobertura, manutenção e novos sistemas, como o que foi iniciado no Centro de Reservação Norte, que vai dar uma condição de melhorias de abastecimento em vários bairros de Feira de Santana e comunidades rurais.

Secretário diz que não é possível abastecer todo mês os tanques comunitários na zona rural 

O secretário de Agricultura Josafá Ramos Dantas (Tutinho), reconhece que a situação da seca é muito preocupante e afeta até o comércio. Ele disse que a Secretaria vem fazendo sua parte todos os dias.

Segundo o secretário, existem 1.019 tanques comunitários que são atendidos  pelos carros pipa do Município com apoio do Exército, que ajuda na distribuição da água.

O secretário disse também que não dá para abastecer durante todo mês esses tanques comunitários na zona rural. Ele acha que é preciso o apoio dos Governos Estadual e Federal, para resolver essa situação.

A diretora da Cerb – Companhia de Engenharia Rural da Bahia, Luciana Maia Sousa, explicou que, como os demais órgãos do estado, a companhia está preocupada com a situação da seca e o agravante maior é para o semi-árido.

A diretora informou que foram perfurados mais de três mil poços e sistemas de abastecimento de água.

Professora de Climatologia da Uefs diz que quantidade de chuva na região é preocupante 

A professora de Climatologia da Uefs, Rosangela Leal, também participou da audiência pública sobre os efeitos da longa estiagem no município de Feira de Santana, informou que os dados coletados pelo órgão servem para realização de trabalhos de extensão junto à comunidade, principalmente ao pequeno produtor rural como atividade de extensão.

Segundo a palestrante,  a situação, é bastante preocupante quanto à quantidade de chuva que está caindo na região. Diz que é preciso observar a quantidade e o momento da chuva.

Leia +

Vereador Marialvo Barreto promove audiência pública para debater os efeitos da seca na região de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]