UNESCO lança livro que reúne casos de reportagens investigativas do mundo todo

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançou nesta segunda-feira, 17 de setembro de 2012, o Livro Global de Casos de Jornalismo Investigativo (Global Casebook of Investigative Journalism). A obra é uma compilação de reportagens de jornalistas do mundo todo, acompanhadas dos bastidores da apuração.

“A Unesco tem apoiado iniciativas para fortalecer o jornalismo de investigação em todo o mundo, o que é crucial para a liberdade de expressão e liberdade de informação. O Casebook visa a fomentar o intercâmbio de boas práticas e de redes de jornalismo investigativo em todo o mundo”, contou a organização em seu site.

A publicação traz mais de 20 matérias investigativas sobre assuntos como meio ambiente, questões sociais, saúde, tráfico de drogas e guerra ao terror. A maioria dos jornalistas apresentados no livre pertence à Global Investigative Journalism Network (GIJN), cuja conferência de 2013 acontecerá no Rio de Janeiro, junto com o 8º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

“Meu primeiro objetivo foi reunir uma ampla gama de material, de dentro e de fora da Rede Global de Jornalismo Investigativo (Gijn) – Eu tenho orgulho de ser um dos membros fundadores – que incorpora as melhores práticas em termos de levantamento de informação e de narrativa. Um segundo objetivo foi persuadir nossos colaboradores a compartilhar seus métodos de concepção, pesquisa, organização e composição – os blocos de fundação de um trabalho de investigação”, explicou o autor, Mark Lee Hunter, no capítulo inicial da obra.

O livro, em inglês, pode ser baixado gratuitamente no site da Unesco.

*Com informações do Centro Knight

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123135 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.