Projeto ‘Teatro a bordo’ chega à Bahia, e conta com apresentações gratuitas na Praça do Fórum em Feira de Santana

Projeto 'Teatro a bordo' chega à Bahia, e conta com apresentações gratuitas na Praça do Fórum de Feira de Santana.
Projeto 'Teatro a bordo' chega à Bahia, e conta com apresentações gratuitas na Praça do Fórum de Feira de Santana.
Projeto 'Teatro a bordo' chega à Bahia, e conta com apresentações gratuitas na Praça do Fórum de Feira de Santana.
Projeto 'Teatro a bordo' chega à Bahia, e conta com apresentações gratuitas na Praça do Fórum de Feira de Santana.

Integrando  a programação do evento Aberto do CUCA, o Projeto Teatro a Bordo(MG) é mais uma atração que chega a Feira de Santana pelo Circuito Cultural Belgo Bekaert com a missão de levar a diversidade cultural para cidades mais distantes e carentes de aparelhos e eventos culturais. Com o contêiner adaptado, o projeto resgata o formato da arte teatral tal como era à época da “comedia dell’arte”, e apresenta uma programação que aposta no poder reparador da comédia popular que faz o público rir das situações em que se enxerga e se identifica.  As apresentações são gratuitas e acontecerão no dia 14 de setembro na praça do Fórum de Feira de Santana, espaço que vem atraindo cada vez mais artistas e manifestações culturais voltadas a comunidade.

A primeira atividade do dia acontece às 14:00h com a oficina de Reciclagem com garrafas Pet onde os alunos inscritos confeccionarão brinquedos, acessórios e instrumentos musicais utilizando sucatas e material reciclável. Às 15:00h acontece a Intervenção dos Palhaços a Bordo, os atores Raquel Rollo e Caio Martinez Pacheco irão interagir com a plateia preparando as crianças para a próxima atração.  Às 15:30h será apresentado o Teatro Infantil Embornal de Histórias, uma alusão ao registro da tradição oral feito por grandes mestres como Câmara Cascudo, Silvio Romero, Mário de Andrade, entre tantos outros. Às 17:00h o Teatro a Bordo abre espaço para o grupo convidado local, os Aprendizes do Ponto de Cultura “Cultura Mais Circo” que realizarão demonstrações de circo exibindo técnicas de malabares (claves, bolas, pratos e diabolô), equilíbrio (Monociclo, corda, trapézio e arame), acrobacia e contorção. Às 18:30h serão exibidas curtas metragens de animação de produtores brasileiros independentes como: “A velha a fiar”, “Calango Lengo”, “O Lobisomem e o Coronel”, “O lenhador e a Raposa” e “Minhocas”.   Às 19h30 acontecerá a última apresentação do Teatro a Bordo com o Teatro Adulto – “A Bufunfa do Bufão” contando a história de uma trupe de atores mambembes que  trazem  consigo muitas histórias da tradição oral e decidem contar uma das mais antigas da história da humanidade: a história de um avarento. A avareza é o fio condutor deste espetáculo que é inspirado na peça “Aululária de Plauto” que deu origem a textos como “O Avarento” de Molière e “O Santo e A Porca” de Ariano Suassuna.

As escolas interessadas em levarem os seus alunos para participarem das apresentações do Teatro a Bordo deverão entrar em contato com a produção: Cia Cuca de Teatro pelo E-Mail: ciacucadeteatro@gmail.com   ou pelo telefone(75) 3491-8992, Belgo Bekaert Arames: E-Mail: tamylla.rosa@belgobekaert.com.br ou pelo telefone (75) 3615-2028.

Sobre Carlos Augusto 9717 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).