PRE Bahia pede providências à PGE e ao NUEL sobre uso de peças da campanha de José Trindade, com a imagem do deputado federal e médico Maurício Trindade, irmão do candidato

Logomarca do Jornal Grande Bahia.Logomarca do Jornal Grande Bahia.


Na última sexta-feira, 31 de agosto de 2012, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) encaminhou representações ao Núcleo de Apoio às Promotorias Eleitorais (Nuel) e ao procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel, pedindo a apuração do uso, pelo candidato a vereador de Salvador, José Trindade (PSL), da imagem do seu irmão, o deputado federal e médico Maurício Trindade, nas peças de sua campanha. Além de usar a imagem do deputado em panfletos e placas, o candidato traja, no horário eleitoral gratuito, jaleco branco, embora, em seu registro como candidato, tenha declarado ser empresário e administrador.

As representações, encaminhadas pelo procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga com pedido de urgência na investigação e adoção de providências, partiram de uma denúncia feita à Procuradoria por um eleitor, que acusa o candidato de tentar iludir o eleitorado passando-se pelo irmão, em busca de votação expressiva, uma vez que o deputado federal Maurício Trindade obteve 70 mil votos na capital baiana no último pleito.

Os documentos enviados reúnem, ainda, imagens das peças publicitárias da campanha do candidato José Trindade que mostram, em destaque, seu número de registro (17.700) ao lado da imagem e do nome do irmão, Maurício Trindade e, em letras menores, as palavras “vota” e “vereador”. O eleitor que denunciou o caso destaca, também, a aparição do candidato a vereador no horário eleitoral gratuito da televisão trajado de médico, profissão do deputado federal.

Em julho deste ano, a PRE/BA já havia solicitado aos promotores eleitorais providências em relação à propaganda divulgada pelo candidato à vereador José Trindade, que utilizava a imagem de seu irmão em peças publicitárias expostas em cavaletes espalhados ao longo da Avenida Luís Viana Filho (Pararela).

Nos ofícios encaminhados à Procuradoria Geral Eleitoral e ao Nuel, a PRE/BA pede apuração e providências tanto em relação ao candidato José Trindade, quanto à eventual responsabilização do deputado federal Maurício Trindade.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]