“O futuro da cidade em debate” é tema da 6º Semana Jurídica promovida pela Faculdade Ruy Barbosa, em Salvador

Vista aérea de Salvador.
Vista aérea de Salvador.
Vista aérea de Salvador.
Vista aérea de Salvador.

O curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa realizará, entre os dias 26 de setembro e 03 de outubro, a VI Semana Jurídica, com o tema “O futuro da cidade em debate”. O evento será realizado nos prédios do Rio Vermelho e da Paralela e entre os palestrantes, vai contar com o especialista em Direito Administrativo, Paulo Modesto e com a promotora Rita Tourinho. A abertura vai acontecer às 9h, no auditório do Rio Vermelho. Mais informações pelo telefone (71) 3205-1700.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Direito da Ruy Barbosa, Dra Juliette Robichez, “a iniciativa visa valorizar a cultura jurídica  e abordar assuntos do interesse dos nossos alunos, na véspera das eleições municipais. Contaremos com a participação de servidores públicos que, no evento, abordarão temas polêmicos e atuais e compartilharão informações importantes com os participantes”, comenta a professora.

No dia 26 de setembro, primeiro dia da VI Semana Jurídica, o ciclo de palestras será realizado no campus do Rio Vermelho, simultâneo ao I Colóquio Internacional das Cidades, também promovido pela Instituição.  Após a palestra sobre Direito urbano ambiental, realizada pelo professor da Ruy Barbosa e da UFBA, Dr Júlio Rocha, a Coordenadora do Curso de Direito da Ruy Barbosa, vai falar sobre planejamento dos megaeventos esportivos e a Corte Interamericana dos Direitos Humanos. Em seguida, o advogado e presidente da Associação do Direito Esportivo, professor Milton Jordão, falará sobre Direito esportivo. No período da noite, o professor da Faculdade, Belmiro Fernandes, abordará o tema “Viabilidade municipal e enfraquecimento do federalismo”.

No dia 27 de setembro, no campus da Paralela, pela manhã, a professora da Ruy Barbosa e representante da Defensoria pública na Câmara setorial de prevenção social do Programa Pacto pela Vida, Andréa Tourinho, realizará palestra sobre “Políticas públicas para a prevenção criminal: o combate à violência em territórios desconhecidos”. Ainda no dia 27 de setembro, no período da noite, o professor e coordenador da Faculdade Ruy Barbosa, Ricardo Ciriaco, vai abordar o tema: “Infovias e o direito ao acesso”.

No dia 1º de outubro, pela manhã,  Ricardo Ciriaco falará sobre “Migrações internacionais: direitos humanos e o futuro das cidades”. A noite, no campus do Rio Vermelho, o professor da UFBA, Dr. Paulo Modesto, vai tratar da “Participação do cidadão na formulação da política de ocupação e uso do solo. Anotações em torno da ADI do LOUOS de 2012”.

No último dia da Semana jurídica, o encerramento ficará por conta da Procuradora do Estado da Bahia, professora Cleia Costa dos Santos, que falará sobre as questões de limpeza urbana na gestão municipal, no campus do Rio Vermelho, pela manhã. No mesmo período, no campus Paralela, a promotora de justiça Rita Tourinho vai finalizar as atividades do evento, abordando a intervenção do Ministério Público nas obras de mobilidade de Salvador.

Sobre Carlos Augusto 9707 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).