Novas antenas serão instaladas em bairros e escolas municipais com a ampliação do Feira Cidade Digital

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Mais 33 bairros e 17 escolas da rede municipal de ensino serão beneficiados com sinal de internet gratuita do Programa Feira Cidade Digital. A ampliação do programa foi viabilizada através de convênio entre a Prefeitura Municipal, Ministério da Ciência e Tecnologia e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Os equipamentos já foram entregues e instalação será iniciada em breve. De acordo com o diretor presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Cezar Orrico, a iniciativa tem como objetivo ampliar a rede existente do Cidade Digital contemplando novas comunidades e estudantes com o acesso público à internet.

As antenas serão instaladas nos bairros 35º BI, Asa Branca, Aviário, Campo do Gado Novo, Campo do gado Velho, Campo Limpo, Capuchinhos, Caseb, Centenário, Chácara São Cosme, Cidade Nova, Conceição, Estação Nova, Gabriela, Jardim Acácia, Limoeiro, Novo Horizonte, Pampalona, Papagaio, Parque Getúlio Vargas, Pedra do Descanso, Pilão, Ponto Central, Santo Antonio dos Prazeres, Sim e nos conjuntos ACM, Sérgio Carneiro, Feira IV, Feira IX, Extensão Feira IX, Homero Figueredo, João Paulo II, Viveiros.

As escolas municipais que serão contempladas com o sistema estão localizadas nos bairros Parque Ipê, Parque Lagoa Subaé, Alto da Mangabeira, Santa Mônica, Subaé, Pedra do Descanso, Jardim Acácia, Sítio Novo, Tanque da Nação, Pampalona, Queimadinha, Vivendas das Árvores, Alto do Papagaio, Parque Violeta, Muchila e distrito de Tiquaruçu.

Projeto Aprender Brincando com boa demanda

O projeto Aprender Brincando oferece para crianças e adolescentes de 4 a 18 anos oficinas gratuitas de capoeira, teatro, mundo lúdico, street dance, balé, flauta e violão. Realizado no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Junior e promovido através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), o projeto alcança aproximadamente 300 crianças do bairro Aviário e adjacências.

“As atividades acontecem durante o dia todo. Neste semestre, tivemos uma procura mais intensa do que os anteriores, principalmente pelo Balé”, comenta Andréa Rios, coordendora do Centro.

A professora de balé, Manuella Oliveira, relembra a importância do balé para o desenvolvimento da disciplina, organização pessoal e respeito ao próximo. “A atividade é realizada em grupo e nas apresentações o grupo se complementa no espaço do palco. Cada bailarina passa por ensinamentos corporais que levam ao reconhecimento do próprio corpo e do espaço ocupado por elas”.

No encerramento das atividades, é montado um espetáculo reunindo os alunos de todas as oficinas. A mãe de Raica Silva, Francisca Janiele Silva, lembra do espetáculo do ano passado: “Foi emocionante ver a apresentação dela com as coleguinhas. O espetáculo foi muito lindo, muito lindo mesmo”.

O espetáculo deste ano está previsto para acontecer no dia 15 de dezembro, local a definir. “É uma oportunidade para os pais prestigiarem os filhos e terem contato com o trabalho artístico que é realizado” acrescenta Andréa.

Grandes investimentos para Guarda Municipal

O Governo Municipal promoveu grandes investimentos para a Guarda Civil Municipal nos últimos anos. A categoria tem muitos motivos para comemorar as significativas conquistas como a aprovação do Estatuto, aquisição de novos coletes à prova de bala, capacetes, fardamentos, além de mais viaturas e motocicletas.

O Estatuto da Guarda Civil Municipal entrou em vigor no mês de julho, e garante que os servidores gozem dos seus direitos e benefícios, como, organização na estrutura do órgão, estabilidade, licença do Guarda Municipal, dentre outras garantias. Segundo o secretário de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, o Governo Municipal voltou à atenção para a Guarda Civil Municipal permitindo o crescimento e a consolidação da credibilidade na sociedade.

“A Guarda Municipal foi bastante valorizada nos últimos anos. Foram oferecidos cursos de capacitação, aquisição de motocicletas, veículos novos, fardamento, dentre outros investimentos. Além da aprovação do Estatuto que garantiu salário compatível a categoria e assinatura de importantes convênios com o Governo Federal”, ressalta.

A Guarda Civil Municipal foi abrigada na nova sede da Seprev, garantindo assim a integração das forças de segurança no combate à violência no Município. Como forma de homenagem e valorização a corporação também ganhou um hino de autoria do secretário municipal da Seprev, Mizael Freitas, “o hino Guardiões da Princesa do Sertão”, que ressalta o dever da corporação em proteger o cidadão com qualidade.

Visando garantir mais segurança à população feirense, diversos cursos e treinamentos foram promovidos para aperfeiçoar o atendimento prestado aos cidadãos. Eles receberam capacitação para aprimorar técnicas de defesa pessoal, imobilização tática e operações especiais. A violência no ambiente escolar foi reduzida com a implantação do Projeto Paz nas Escolas, realizando ronda diuturnamente nas escolas da sede e zona rural.

Protejo libera bolsa auxílio até dia 15

O Projeto de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) vai liberar a bolsa auxílio dos beneficiários até o próximo sábado (15). O benefício no valor de R$ 100,00 será emitido pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça. Portanto, não há qualquer gerenciamento da Prefeitura de Feira de Santana sobre o pagamento.

Segundo o secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, o benefício vai ser quitado nas agências da Caixa Econômica Federal para os 200 jovens cadastrados no projeto. Para tanto, é necessário que os alunos tenham registrado pelo menos 60 dias de freqüência nas aulas.

“No primeiro mês de funcionamento fizemos o cadastro dos alunos, depois houve a consolidação do projeto e agora será liberado o pagamento. O pagamento do benefício é condicionado pela frequência e a única interferência nossa foi no cadastro”, ressalta o secretário de Prevenção à Violência.

Só em Feira de Santana o projeto atende 200 jovens com idade entre 15 e 24 anos, em conflito com a lei. O Protejo está em funcionamento desde o mês de junho nas bases montadas no bairro Muchila e no Ginásio Oyama Pinto e atende jovens que residem nos bairros George Américo, Feira X, Viveiros, Jussara, Tomba, Parque Tamandarí e outras localidades.

O programa inclui atividades culturais, esportivas e educacionais, além de assistência social, jurídica e psicológica. Algumas das oficinas ministradas são as seguintes: Informática, Cidadania, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Sexualidade e Violência Urbana e Cultural.

No próximo ano o projeto vai acompanhar mais 200 jovens dos bairros Rua Nova e Queimadinha. O projeto é desenvolvido pelo Governo Municipal, através da Seprev, em parceria com o Ministério da Justiça.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108941 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]