Ministério das Cidades acata projeto do BRT de Feira de Santana apresentado pelo prefeito Tarcízio Pimenta

Prefeito Tarcízio Suzart Pimenta Junior apresenta projeto do BRT para o Ministério das Cidades.
Prefeito Tarcízio Suzart Pimenta Junior apresenta projeto do BRT para o Ministério das Cidades.
Prefeito Tarcízio Suzart Pimenta Junior apresenta projeto do BRT para o Ministério das Cidades.
Prefeito Tarcízio Suzart Pimenta Junior apresenta projeto do BRT para o Ministério das Cidades.

O projeto de transporte coletivo BRT (Bus Rapid Transit), também denominado Via Exclusiva para Ônibus, já foi acatado pelo Ministério das Cidades e será implantado a partir de janeiro de 2013 em Feira de Santana. A proposta do Governo Municipal é disponibilizar um sistema de transporte moderno, com ônibus rápido e articulado.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, José Marcone de Souza, o projeto consiste na implantação de duas linhas exclusivas de transporte coletivo nas avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, cortando a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno).

“O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. O novo sistema controla eletronicamente o tempo de cada estação, com o uso de ônibus modernos e articulados”, explica o secretário de Planejamento.

Ele acrescenta que inicialmente foi encaminhado o projeto da proposta para o Ministério das Cidades e, depois disso, o projeto construtivo. Como o material foi encaminhado dentro do prazo, foi possível que o Governo Federal o acatasse. A iniciativa representa um investimento total de R$ 94 milhões.

Várias cidades do Brasil e do mundo como Curitiba, Goiânia, Bogotá, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O primeiro BRT foi implantado em 1979, na cidade de Curitiba.

Funcionários da Embasa contra a dengue

Despertar a conscientização de crianças e adultos acerca da prevenção e combate à dengue. É com esta proposta que a equipe de Educação em Saúde, da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), vem realizando rotineiramente visitas em escolas, empresas e até igrejas e clubes em períodos de festividade. Na manhã desta quarta-feira (12), as atividades foram direcionadas aos funcionários da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).

No auditório da unidade regional de Feira de Santana, a equipe de Educação em Saúde, que integra o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, apresentou a situação epidemiológica do município, onde foram registrados de janeiro a agosto 1.152 casos de dengue clássico, seis com complicações, sete de febre hemorrágica do dengue, um de síndrome do choque e um óbito.

A técnica da Viep, Maricélia Maia, ressaltou a importância de cada cidadão colaborar com o poder público para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e assim evitar que a dengue faça novas vítimas. “Para reduzir o número de casos da doença é necessário que cada um faça a sua parte, eliminado os possíveis focos do mosquito dentro da própria casa. A dengue é democrática e pode levar a óbito qualquer pessoa, independente de classe social”, frisou.

Para a auxiliar administrativo da Embasa, Jaci Costa, o evento foi proveitoso. “A abordagem deste assunto só vem a agregar conhecimento, ampliando nossa visão sobre a doença. Muitas pessoas não reconhecem a gravidade da dengue, e quando o fazem é porque algum familiar tornou-se vítima dela. A partir de agora, todos nós temos o dever de ser um agente multiplicador”, considerou.

De acordo com a assistente social da Embasa, Dayane Silva, a unidade regional de Feira já vem realizando ações para sensibilizar os funcionários. “Como o foco da dengue está na água, que também é foco do nosso trabalho, assumimos o compromisso de desenvolver ações de cunho educativo para mobilizar nossa equipe. Somos parceiros da Secretaria Municipal de Saúde no combate à dengue e estamos sempre apoiando as atividades que seguem este propósito, como os faxinaços nos bairros”, salienta.

Ampla programação no aniversário da Cidade

As comemorações pelos 179 anos de emancipação política de Feira de Santana vão iniciar na terça-feira (18/09/2012) com uma missa na Igreja Senhor dos Passos, às 7h20. Após a celebração, a comunidade feirense vai assistir ao desfile cívico na avenida Getúlio Vargas.

A concentração será na avenida Maria Quitéria, nas imediações do Monumento à Maria Quitéria. A apresentação vai começar às 8h e o desfile segue pela avenida Getúlio Vargas até a Praça de Alimentação Gilson Pereira, onde as autoridades saúdam os participantes.

O tema do projeto Escola na Avenida 2012 será “A história de Feira de Santana e os elementos que marcam sua cultura”. Dentre os temas a serem abordados, há um pouco de tudo: a Escola Municipal Fada Madrinha fará um pequena retrospectiva saudando os 179 anos de história da Princesa do Sertão; e a Escola da Associação do Parque Brasil vai falar sobre festa, arte e cultura de Feira de Santana.

À tarde, às 16h, acontece sessão solene na Câmara Municipal. Na oportunidade, o cordelista Franklin Maxado vai proferir palestra sobre “O cordel na história de Feira de Santana” e, logo após, lançará a segunda edição do seu livro “O que é cordel”, publicado no Rio Grande do Norte.

Assistência social nas comunidades quilombolas

A atuação da rede de proteção social básica nas comunidades quilombolas foi discutida na manhã desta quarta-feira (12/09/2012), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Zezito Freitas, localizado no bairro Baraúnas. Promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas, o evento reuniu assistentes sociais que atuam nos Creas e também nas unidades de Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Feira de Santana.

Na oportunidade, a presidente do Conselho, Lourdes Santana, observou que a iniciativa faz parte da proposta da entidade, que visa também capacitar os profissionais dos Cras e Creas com recorte racial. “Existem vários equipamentos hoje instalados nas comunidades quilombolas, que devido à localização devem adotar uma abordagem diferenciada, direcionada especificamente para este público. A equipe deve realizar visitas aos terreiros, as comunidades negras e assim por diante. Este encontro representa o pontapé inicial”, destacou.

Lourdes Santana lembrou que Feira de Santana conta com 12 comunidades quilombolas e que em praticamente todas já há uma unidade de Cras ou Creas. “O município já fez adesão ao Plano de Igualdade Racial, mas precisamos avançar muito mais nessa questão. O Conselho vem buscando a certificação de todas essas comunidades como quilombolas”, ressaltou.

O evento contou com a participação da coordenadora das Comunidades Quilombolas dos Estados de Bahia e Sergipe, da Fundação Cultural Palmares, Bárbara Marê Barros, que esclareceu as dúvidas dos participantes acerca do tema “CRAS Quilombolas”. Ela apresentou um breve histórico da Fundação, que é vinculada ao Ministério da Cultura, e já certificou 406 comunidades quilombolas na Bahia.

“Não podemos falar de comunidades pobres quando nós não vivemos nela. Enquanto assistentes sociais ou militantes, que buscam garantir e preservar políticas públicas para comunidades negras, vocês hoje estão iniciando bem este trabalho, pois precisam ser preparados para atuar de forma efetiva”, pontuou. Também participaram do evento a coordenadora dos CRAS, Maelle Lima, e o secretário do Conselho e pesquisador da saúde da população negra, Markos Silva.

Procon Móvel no Lagoa do Subaé

O Procon Móvel estará presente no bairro Lagoa Subaé, na praça Mário do Som, no próximo dia 20 de setembro, com o auxílio do ônibus do programa Feira Cidade Digital. A equipe, composta por estagiários, técnicos e advogados, vai atuar das 8 às 17 horas registrando queixas, tirando dúvidas e buscando soluções.

O objetivo da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) é facilitar o acesso de pessoas, que por diversos motivos não podem comparecer a uma das sedes do órgão para fazer reclamações relacionadas a má prestação de serviços e descumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o superintendente do Procon, Jorge Marques, os cidadãos terão acesso a todos os serviços que são diariamente prestados nas unidades instaladas no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf) e avenida Maria Quitéria. Na oportunidade também serão realizadas ações educativas com a distribuição de cartilhas informativas sobre os direitos do consumidor.

A proposta de democratizar o acesso aos serviços do Procon, através do Procon Móvel, já contemplou as comunidades do conjunto Feira X e bairros Cidade Nova, Tomba, Asa Branca e Santo Antonio dos prazeres. Mais informações através dos telefones (75) 3603-3700/ 3602-2800.

Aula prática de Tecnologia da Informação

Dezenas de alunos do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (Cicaf) tiveram a oportunidade de aprender os primeiros passos para montagem de impressoras e netbooks na manhã desta quarta-feira (12/09/2012), na Software Data. A atividade extra é direcionada aos alunos do curso de Manutenção em Micros e conta com a participação de aproximadamente 40 alunos nesta quarta-feira e quinta-feira (13/09).

Na oportunidade, os estudantes puderam acompanhar os profissionais montando e desmontando impressora e netbooks. “Esta atividade é boa para que os alunos conheçam a área que estão estudando, de Tecnologia de Informação. Eles estão conhecendo peças novas e gostaram bastante. A visita tem sido bastante proveitosa”, ressalta o professor da turma, Marcos Rodrigo Carneiro.

Para o jovem Wesley Silva, a experiência é ótima, pois permite o aprendizado de novos conhecimentos. “Fiquei sabendo de muitas coisas novas, como a sodagem, a importância de não abrir as placas a olho nu e vários outros conhecimentos”, conta o aluno.

Também estudante do curso de Manutenção em Micros, Flaviane dos Santos considera a atividade bastante interessante. “Isso aqui é muito bom porque a gente não encontra professores em qualquer lugar para aprender sobre a área de Tecnologia da Informação. Eu mesma, nunca tinha observado como a montagem de uma impressora é trabalhosa”, comenta.

O curso de Manutenção em Micros do Cicaf possui 40% da grade teórica e 60% prática, além das aulas extras, o que totaliza uma carga horária de 120 horas. As aulas começaram no mês de julho e terminam em dezembro desse ano. O Cicaf está localizado na rua Manoel Matias, s/nº, bairro Tanque da Nação.

Para o próximo mês, a instituição está agendando a visita dos mesmos estudantes aos setores de Tecnologia da Informação de algumas empresas instaladas na cidade. Nos últimos dias o curso de Auxiliar Administrativo visitou a empresa Klabin.

Inscrições para Pedalada da Primavera

A população de Feira de Santana está convidada a participar da 1ª Pedalada da Primavera, que vai acontecer no dia 23 de setembro, com saída da avenida Fraga Maia. Quem ainda não se inscreveu pode confirmar a participação preenchendo a ficha de inscrição disponível em um link no site da Prefeitura Municipal (www.feiradesantana.ba.gov.br).

É preciso informar dados como nome completo, endereço, número de telefone e e-mail. Após envio das informações, o ciclista receberá confirmação por e-mail com o número da inscrição. O participante deverá imprimir e levar o comprovante para participar do sorteio dos brindes como bicicletas. O ciclista inscrito receberá camisa, boné, numeração própria, mochila com lanche e café da manhã.

A proposta da pedalada é incentivar os cidadãos a praticarem exercícios físicos, adotando a bicicleta como meio de transporte, contribuindo, assim, para preservação do meio ambiente e redução dos congestionamentos no trânsito de Feira de Santana. A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) é que mais de 500 pessoas compareçam ao evento.

Os interessados também pode realizar as inscrições na sede da Semmam, localizada na rua Leolinda Bacelar, 222, Kalilândia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou através do e-mail [email protected] Mais informações pelo telefone (75) 3322-9319.

Festa do Senhor dos Passos de 16 a 23 de setembro

Com o tema “Fé, fundamento da esperança”, a Arquidiocese de Feira de Santana e a Paróquia Senhor dos Passos vai promover a 16ª festa em louvor ao santo. As comemorações serão realizadas no período de 16 a 23 de setembro. As celebrações terão início às 19h15 com adoração ao Santíssimo Sacramento e missa às 20 horas. Todas as noties, após celebração, haverá Quermesse Beneficente.

No domingo (16/09/2012), a celebração começará a noite do serviço com o tema “Pela fé servimos ao Senhor”. Na segunda-feira (17), será realizada a noite das vocações, homenageando congregações religiosas, coroinhas, dentre outras, com o tema “Com Abraão a fé se faz vocação”.

A Noite da Igreja será na terça-feira (18) com o tema “Fé, esperança e caridade”. Já na quarta-feira (19) será a vez da Noite da Família, que será realizada com o tema “A fé como herança dos nossos pais”. Na quinta-feira (20) está prevista a noite do louvor que terá o tema “A fé é gratidão que se faz louvor”.

Com o tema “Com o jovem a fé é esperança”, acontecerá na sexta-feira (21) a noite da juventude. No sábado (22) será realizada a noite da gratidão com o tema “A gratidão, como herança da fé”. No domingo (23) a Festa do Senhor dos Passos será encerrada com Missa Solene na Igreja Senhor dos Passos presidida pelo acerbispo metropolitano Dom Itamar Vian, às 8h30.

Escola Ana Maria Alves de cara nova

A Escola Ana Maria Alves, localizada no conjunto Feira X está ganhando um novo aspecto com a reforma promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação. Os serviços incluem diversas melhorias como a reconstrução do muro da área dos fundos da unidade, que desabou em virtude das fortes chuvas que caíram na cidade no mês de julho.

Os operários agora concentram os trabalhos na reconstrução do muro frontal, visando prevenir a ocorrência de acidentes, uma vez que a estrutura apresentava inclinações e risco de desabamento. Além dos muros, a escola também está recebendo outras intervenções como instalação de novas portas em todas as salas.

A reforma inclui, ainda, revestimento das paredes, esquadria, revisão das redes elétrica e hidráulica, limpeza geral, retelhamento e pintura em toda área interna e externa. Segundo a professora do ensino fundamental, Anete Andrade Guedes, os investimentos aplicados na escola são de fundamental importância. “Com a escola pintada e bem estruturada os alunos terão, sem dúvida, mais interesse de comparecer às aulas”, ressalta.

O chefe da Divisão de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação e engenheiro responsável pela reforma, Alberto Mário Dantas, informou que a reforma já está em fase final e que a escola estará pronta para ser entregue à comunidade já na próxima semana. “Estamos em fase final, os muros já estão praticamente prontos e as portas estão sendo colocadas. Falta apenas a pintura da instituição, que depende apenas da definição da empresa, por meio de licitação, para execução do serviço”, afirma.

Preparativos para Semana Nacional do Trânsito

Com o tema “Década Mundial de Ações para a segurança do trânsito 2011/2020: Não exceda a velocidade. Preserve a vida” a Semana Nacional do Trânsito 2012 será realizada em todo o país. Os preparativos para a iniciativa foram discutidos na manhã desta terça-feira (11), na Escola Pública de Trânsito (Eptran).

Em Feira de Santana as ações educativas começam na próxima terça-feira (18/09/2012) e prosseguem até o dia 21 de setembro, na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). Segundo o superintende de Trânsito, Denílson Santiago, o principal objetivo da reunião é apresentar as ações que serão desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito 2012.

“Precisamos pontuar pontos importantes como programação, limpeza, colocação de stands, dentre outros. Este é um evento que já acontece anualmente a nível nacional. Nossa expectativa é conscientizar cada vez mais a população a ter prudência no volante respeitando sempre as leis de trânsito”, afirma

Estiveram presentes no encontro representantes da Guarda Civil Municipal, Comando da Região Leste (CPRL), Serviço Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Concessionária Via Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]