Feira de Santana: líder governista diz que Centro de Abastecimento serve de “palanque” em época de campanha

“O Centro de Abastecimento é o mesmo de 30 anos atrás. Ele nunca foi um GBarbosa, nunca foi igual aos supermercados que temos no município”, reage Sebastião Bastinho.
“O Centro de Abastecimento é o mesmo de 30 anos atrás. Ele nunca foi um GBarbosa, nunca foi igual aos supermercados que temos no município”, reage Sebastião Bastinho.
“O Centro de Abastecimento é o mesmo de 30 anos atrás. Ele nunca foi um GBarbosa, nunca foi igual aos supermercados que temos no município”, reage Bastinho. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
“O Centro de Abastecimento é o mesmo de 30 anos atrás. Ele nunca foi um GBarbosa, nunca foi igual aos supermercados que temos no município”, reage Sebastião Bastinho.

Campanha no Centro de Abastecimento

O Centro de Abastecimento serve de “palanque eleitoral”, em época de campanha política. A constatação é do vereador José Sebastião – Bastinho. O comentário é a propósito de  críticas de vereadores oposicionistas aos problemas estruturais do entreposto comercial, ultimamente.

O vereador Roberto Tourinho, um dos críticos da gestão do Centro de Abastecimento pelo atual governo, disse que hoje o local enfrenta problemas relacionados à prostituição, consumo de drogas, banheiros desativados, vandalismo, falta de pavimentação, segurança, coleta de lixo e tratamento de esgoto.

“O Centro de Abastecimento é o mesmo de 30 anos atrás. Ele nunca foi um GBarbosa, nunca foi igual aos supermercados que temos no município”, reage Bastinho.

O líder governista reconhece que há “sérios problemas estruturais” no Centro de Abastecimento e admite que as providências precisam ser adotadas pelos órgãos competentes.

Ele entende que nenhum dos últimos prefeitos, nem o atual, conseguiu solucionar as deficiências.

Lembrou que, recentemente, o prefeito Tarcízio Pimenta asfaltou vários trechos do Centro de Abastecimento.

Bastinho defende a privatização do entreposto, como meio de minimizar os problemas. “Creio que é possível proporcionar lucro aos comerciantes e bem estar à população que vai ao local”, afirma.

Justiniano cobra fiscalização a suposta ação do transporte clandestino contra o legalizado 

A denúncia do vereador Marialvo Barreto, da possível existência de “milícias” atuando em Feira de Santana contra os meios de transporte legalizado – principalmente os taxistas – causa preocupação ao vereador Justiniano França.

Em pronunciamento na Câmara, Marialvo disse que “milícias organizadas”, inclusive com participação de policiais, estariam impedindo o trabalho de taxistas em alguns pontos da cidade, para beneficiar o transporte clandestino, conhecido como “ligeirinho”.

Para Justiniano, a Secretaria de Transportes e Trânsito deve apurar a denúncia. Ele observa que o Município paga mensalmente a uma empresa para fiscalizar o transporte clandestino.

O vereador do Democratas cobrou providências da Secretaria de Transporte e Trânsito. Justiniano acrescentou um fato que ele considera suspeito, relacionado à campanha eleitoral, e que envolve o transporte clandestino em Feira de Santana.

Segundo ele, são vistos com freqüência, no ponto em frente ao supermercado TodoDia, na avenida Senhor dos Passos, veículos do transporte clandestino circulando com adesivo de um candidato a vereador.

Construtoras podem ser obrigadas a reservar área para plantio de árvore em condomínios

Construtoras que operam em Feira de Santana devem ser obrigadas, em suas obras de condomínios e conjuntos residenciais, a manter áreas exclusivas de preservação ambiental. É o que determina projeto de lei de autoria do vereador Luiz Augusto – Lulinha.

O objetivo da proposta é ampliar o plantio de árvores no interior dos condomínios que venham a ser construídos no Município. A matéria entrou em discussão esta semana, mas foi adiada de pauta.

De acordo com a proposta, deve ser assegurado, nos conjuntos e condomínios, espaço para uma árvore a cada 10 metros de área construída. O petista Marialvo Barreto parabenizou Lulinha pela iniciativa.

Roberto Tourinho também considera a proposta importante e aproveitou para criticar o Governo Municipal.Segundo ele, há cerca de 90 dias, a Prefeitura anunciou, mas não cumpriu, o plantio de 60 mil árvores na cidade.

Ex-Secretário Municipal, de 93 anos de idade, receberá Comenda Maria Quitéria 

Foi aprovado por unanimidade pela Câmara Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Roberto Tourinho, concedendo a Comenda Maria Quitéria ao ex-secretário Municipal de Administração no Governo do Prefeito José Falcão, Antônio Barreto.

O homenageado, de 93 anos de idade, é reconhecido em Feira de Santana pelos serviços prestados na área pública. Foi secretário, gerente do extinto Banco da Bahia e jogador da Liga Baiana de Basquete, relembra Tourinho.

Em aparte, o vereador Justiniano França parabenizou Roberto Tourinho, afirmando que a homenagem corrige uma injustiça. “Como pode uma pessoa que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Feira de Santana nunca ter sido homenageado por esta Casa?”, questionou.

Utilidade Pública para Grupo Espírita André Luiz e Associação dos Deficientes Físicos 

O Grupo Espírita Cristã André Luiz e a Associação dos Deficientes Físicos do Estado da Bahia – ADFEBA receberão o título de Utilidade Pública.

Projetos de lei reconhecendo as entidades foram aprovados por unanimidade pela Câmara Municipal de Feira de Santana.

O vereador Ailton Mô, autor do projeto que contempla o Grupo Espírita Cristã André Luiz vem prestando importantes serviços na área de ação social na região.

A instituição, localizada na Rua Vicente de Paula no bairro Vietnã, atende também a comunidade dos bairros Subaé e 35BI.

A Utilidade Pública em favor da Associação dos Deficientes Físicos do Estado da Bahia – ADFEBA é iniciativa do vereador Roberto Tourinho. A entidade tem sede localizada no caminho D-17, n° 08 A, Conjunto Feira X.

Promotora aposentada Marília Lomanto receberá Comenda Deputado Francisco Pinto 

Doutora em Direito Penal e promotora de Justiça aposentada, Marília Lomanto Veloso receberá da Câmara de Feira de Santana a Comenda Cidadão Benemérito da Liberdade e Justiça Social Deputado Francisco Pinto.

A iniciativa é do vereador Angelo Almeida. O Projeto de Decreto Legislativo propondo a homenagem foi aprovado por unanimidade da Casa da Cidadania.

Uma vez comunicado oficialmente, a homenageada, através de sua assessoria, iniciará entendimentos com a Câmara para marcar a data da sessão solene para que possa receber a Comenda.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9994 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).