Indústria israelense será instalada em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A primeira unidade no Brasil da fábrica de plástico industrial Tama, de Israel, será instalada em Feira de Santana. Na manhã desta quarta-feira (26/09/2012) representantes da empresa apresentaram o projeto ao Governo Municipal, durante reunião na Secretaria de Planejamento. O empreendimento vai gerar mais de 70 empregos diretos e deverá funcionar com 100% de sua capacidade em 2014.

A fábrica será instalada no Centro Industrial do Subaé (CIS) e será responsável pelo abastecimento do mercado internacional. A área construída será de aproximadamente 8 mil metros quadrados, mais quatro depósitos, sendo três medindo 4 mil metros quadrados e um, de primeira linha, com 3 mil metros quadrados. Inicialmente será utilizada matéria prima importada de Israel e da Alemanha, mas o plano é, futuramente, usar material local.

Os representantes da Tama Plastic Industry explicaram que a fábrica funcionará 24 horas ininterruptamente, em três turnos de oito horas cada, mais um turno reserva. A proposta, segundo eles, é absorver mão de obra especializada local para preenchimento dos postos de trabalho que serão criados.

De acordo com o engenheiro civil Anselmo Florentino, da BCQS Internacional, a Tama é fornecedora mundial exclusiva do material que será produzido em Feira de Santana, filme para embalagem de algodão diretamente nas áreas de colheita. Ele explicou que a cidade foi escolhida pela localização estratégica, que inclui proximidade de estrutura portuária, posição geográfica e logística.

Para viabilizar a instalação da indústria será firmado protocolo de intenções com os governos municipal e estadual. Na reunião de hoje foram discutidos vários aspectos do empreendimento, a exemplo de impacto ambiental, normas para prevenção de incêndios e licenciamento da obra. “A empresa tem certificação verde, portanto não há risco de poluição”, antecipou Anselmo Florentino.

“Trata-se de um empreendimento de grande porte e a sua viabilização em Feira de Santana mostra que o município tem, hoje, a estrutura necessária para dar o suporte necessário”, avalia o secretário municipal de Planejamento, José Marcone. Ele lembrou que o projeto envolve também as secretarias de Prevenção e Combate à Violência e Defesa dos Direitos Humanos (Seprev), Fazenda e Meio Ambiente.

Participaram da reunião o diretor administrativo da Tama, Nachem Doron, o advogado Eduardo Alfonso, os secretários Mizael Freitas, da (Seprev) e Madalena de Jesus (Comunicação Social), coordenador da Defesa Civil Municipal, Jorge Prudente, além de arquitetos da Secretaria de Planejamento.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107965 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]