Governo Municipal entrega Unidade de Saúde da Família do bairro Alecrim Miúdo totalmente ampliada

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Os moradores do povoado de Alecrim Miúdo, distrito de Matinha, passam a usufruir de conforto e comodidade na busca pelos serviços prestados pela Unidade de Saúde da Família (USF) Arthur Ribeiro de Campos, instalada na localidade. Inaugurado em 2003, o equipamento foi totalmente reformado, ganhou mais cinco salas e passa a oferecer atendimento odontológico. A intervenção na USF foi comemorada pela comunidade, que prestigiou a inauguração na manhã desta terça-feira (25/09/2012).

Durante o ato, o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, observou que contar com um atendimento humanizado em modernas instalações é um direito de cada cidadão. “Esta reforma era uma antiga reivindicação de vocês, que permaneciam muitas vezes expostos ao sol aguardando atendimento. Agora a realidade será outra. Além da construção de mais cinco salas, priorizamos a construção de uma cobertura na área externa e do muro, para oferecer mais conforto e segurança. Desfrutem e zelem deste patrimônio”, destacou.

Para a aposentada Paulina Bispo dos Santos, 69 anos, as melhorias realizadas no prédio vão refletir na prestação dos serviços. “A reforma e ampliação foram esperadas por muito tempo. Agora os profissionais terão mais espaço para desempenhar melhor as atividades e nós, pacientes, vamos poder aguardar o atendimento com comodidade”, avaliou. Já o morador Valdomiro Teixeira, 64 anos, ressaltou a importância de conservar a unidade. “Foram quase dez anos esperando por isso. O Governo Municipal nos presenteou e temos mais é que zelar”, pontuou.

De acordo com a enfermeira da USF de Alecrim Miúdo, Thays Gonçalves Dias, a unidade possui aproximadamente mil famílias cadastradas e realiza uma média de 250 atendimentos clínicos, de enfermagem e nutrição semanalmente. “Com a implantação do consultório odontológico, mais 80 atendimentos serão realizados. Agora que a unidade está mais confortável e ampla, a procura pelos serviços deverá aumentar. Os moradores terão prazer de vir à unidade e serão bem recebidos”, afirmou.

O equipamento passou por revisão das redes elétrica e hidráulica, pintura interna e externa, ganhou forro de PVC, revestimento nas paredes e porta de vidro. Nas novas salas construídas vão funcionar a sala de esterilização, curativo, expurgo, almoxarifado e sala de reunião. A unidade já possuía dois consultórios clínicos, farmácia, copa, sala de vacina e de triagem, e dois sanitários. Também prestigiaram a entrega da USF a diretora de Gestão da Rede Própria, Daniele Oliveira; o chefe da Divisão Odontológica, Thiago Leite; e o administrador da Matinha, Carlos dos Santos Silva.

Samu capacita Guarda Civil Municipal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está promovendo a capacitação sobre técnicas de abordagem a pessoas com transtornos psicológicos para o efetivo da Guarda Civil Municipal. A capacitação será realizada até quinta-feira (27/09/2012), no auditório da Central de Regulação, dividida em turma com 14 profissionais.

Segundo o supervisor de enfermagem, Robson Batista Santos, o objetivo da capacitação é preparar a Guarda Civil Municipal para atuar com este tipo de atendimento. “Durante o curso os profissionais aprendem a contenção física e seus aspectos gerais”, explica.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícius Alves, o curso é de grande importância para que a abordagem seja feita da forma adequada. “Através do curso temos noções importantes sobre as técnicas de abordagem preservando a saúde física do paciente, que na maioria das vezes resiste ao procedimento”, afirma.

Último dia de inscrição do casamento coletivo

As inscrições para o casamento coletivo vão terminar nesta quarta-feira (25/09/2012), às 16 horas. Os casais interessados em oficializar a união gratuitamente devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), localizada na avenida Getúlio Vargas, 3.417, bairro Santa Mônica.

Até esta manhã, cerca de 300 casais já haviam feito a inscrição no Projeto Família Cidadã, desenvolvido juntamente com a Prefeitura de Feira de Santana e o Poder Judiciário. Segundo a chefe da Divisão de Relações Institucionais da Sedeso, Lícia Mota, o número de casais cadastrados neste ano aumentou mais de 70% com relação ao ano passado.

“Em 2011 tivemos 175 casais oficializando a união. Para este ano nós esperávamos em torno de 200, mas a demanda aumentou muito por causa da privatização dos cartórios. Muita gente não tem condições de pagar a taxa do casamento”, ressalta Maria Lícia.

A cerimônia vai acontecer no dia 13 de dezembro, na Igreja Assembleia de Deus (antigo Mega Fest), às 8h. Um dos casais que aguarda pelo dia com ansiedade é Juscineide da Silva e Edvaldo Silva. “A gente convive há 12 anos, tem três filhos e precisa oficializar nossa união”, disse o nubente.

O diagramador Antonildes Sampaio e a sua esposa Rosa da Silva também vão aproveitar a oportunidade do projeto. “Sempre é bom oficializar a união. Por isso, procuramos a equipe da secretaria, trouxemos todos os documentos necessários e agora vamos aguardar o dia”, comenta.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120725 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.