
Os moradores do povoado de Alecrim Miúdo, distrito de Matinha, passam a usufruir de conforto e comodidade na busca pelos serviços prestados pela Unidade de Saúde da Família (USF) Arthur Ribeiro de Campos, instalada na localidade. Inaugurado em 2003, o equipamento foi totalmente reformado, ganhou mais cinco salas e passa a oferecer atendimento odontológico. A intervenção na USF foi comemorada pela comunidade, que prestigiou a inauguração na manhã desta terça-feira (25/09/2012).
Durante o ato, o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, observou que contar com um atendimento humanizado em modernas instalações é um direito de cada cidadão. “Esta reforma era uma antiga reivindicação de vocês, que permaneciam muitas vezes expostos ao sol aguardando atendimento. Agora a realidade será outra. Além da construção de mais cinco salas, priorizamos a construção de uma cobertura na área externa e do muro, para oferecer mais conforto e segurança. Desfrutem e zelem deste patrimônio”, destacou.
Para a aposentada Paulina Bispo dos Santos, 69 anos, as melhorias realizadas no prédio vão refletir na prestação dos serviços. “A reforma e ampliação foram esperadas por muito tempo. Agora os profissionais terão mais espaço para desempenhar melhor as atividades e nós, pacientes, vamos poder aguardar o atendimento com comodidade”, avaliou. Já o morador Valdomiro Teixeira, 64 anos, ressaltou a importância de conservar a unidade. “Foram quase dez anos esperando por isso. O Governo Municipal nos presenteou e temos mais é que zelar”, pontuou.
De acordo com a enfermeira da USF de Alecrim Miúdo, Thays Gonçalves Dias, a unidade possui aproximadamente mil famílias cadastradas e realiza uma média de 250 atendimentos clínicos, de enfermagem e nutrição semanalmente. “Com a implantação do consultório odontológico, mais 80 atendimentos serão realizados. Agora que a unidade está mais confortável e ampla, a procura pelos serviços deverá aumentar. Os moradores terão prazer de vir à unidade e serão bem recebidos”, afirmou.
O equipamento passou por revisão das redes elétrica e hidráulica, pintura interna e externa, ganhou forro de PVC, revestimento nas paredes e porta de vidro. Nas novas salas construídas vão funcionar a sala de esterilização, curativo, expurgo, almoxarifado e sala de reunião. A unidade já possuía dois consultórios clínicos, farmácia, copa, sala de vacina e de triagem, e dois sanitários. Também prestigiaram a entrega da USF a diretora de Gestão da Rede Própria, Daniele Oliveira; o chefe da Divisão Odontológica, Thiago Leite; e o administrador da Matinha, Carlos dos Santos Silva.
Samu capacita Guarda Civil Municipal
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está promovendo a capacitação sobre técnicas de abordagem a pessoas com transtornos psicológicos para o efetivo da Guarda Civil Municipal. A capacitação será realizada até quinta-feira (27/09/2012), no auditório da Central de Regulação, dividida em turma com 14 profissionais.
Segundo o supervisor de enfermagem, Robson Batista Santos, o objetivo da capacitação é preparar a Guarda Civil Municipal para atuar com este tipo de atendimento. “Durante o curso os profissionais aprendem a contenção física e seus aspectos gerais”, explica.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícius Alves, o curso é de grande importância para que a abordagem seja feita da forma adequada. “Através do curso temos noções importantes sobre as técnicas de abordagem preservando a saúde física do paciente, que na maioria das vezes resiste ao procedimento”, afirma.
Último dia de inscrição do casamento coletivo
As inscrições para o casamento coletivo vão terminar nesta quarta-feira (25/09/2012), às 16 horas. Os casais interessados em oficializar a união gratuitamente devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), localizada na avenida Getúlio Vargas, 3.417, bairro Santa Mônica.
Até esta manhã, cerca de 300 casais já haviam feito a inscrição no Projeto Família Cidadã, desenvolvido juntamente com a Prefeitura de Feira de Santana e o Poder Judiciário. Segundo a chefe da Divisão de Relações Institucionais da Sedeso, Lícia Mota, o número de casais cadastrados neste ano aumentou mais de 70% com relação ao ano passado.
“Em 2011 tivemos 175 casais oficializando a união. Para este ano nós esperávamos em torno de 200, mas a demanda aumentou muito por causa da privatização dos cartórios. Muita gente não tem condições de pagar a taxa do casamento”, ressalta Maria Lícia.
A cerimônia vai acontecer no dia 13 de dezembro, na Igreja Assembleia de Deus (antigo Mega Fest), às 8h. Um dos casais que aguarda pelo dia com ansiedade é Juscineide da Silva e Edvaldo Silva. “A gente convive há 12 anos, tem três filhos e precisa oficializar nossa união”, disse o nubente.
O diagramador Antonildes Sampaio e a sua esposa Rosa da Silva também vão aproveitar a oportunidade do projeto. “Sempre é bom oficializar a união. Por isso, procuramos a equipe da secretaria, trouxemos todos os documentos necessários e agora vamos aguardar o dia”, comenta.