Governador Jaques Wagner inaugura em Feira de Santana, base comunitária de segurança e unidade de radioterapia do Hospital Dom Pedro

Governador Jaques Wagner inaugura em Feira de Santana, base comunitária de segurança e unidade de radioterapia do Hospital Dom Pedro. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Governador Jaques Wagner inaugura em Feira de Santana, base comunitária de segurança e unidade de radioterapia do Hospital Dom Pedro. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Governador Jaques Wagner inaugura em Feira de Santana, base comunitária de segurança e unidade de radioterapia do Hospital Dom Pedro. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Governador Jaques Wagner inaugura em Feira de Santana, base comunitária de segurança e unidade de radioterapia do Hospital Dom Pedro. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

O governador Jaques Wagner (PT) estará em Feira de Santana nesta quinta-feira (27/09/2012), para participar da inauguração da base comunitária do Bairro George Américo e do Serviço de Radioterapia do Hospital Dom Pedro de Alcântara. Nos dois encontros, Wagner será acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, respectivamente.

Às 9 horas, o Governador vai inaugurar a primeira Base Comunitária de Segurança da cidade e a nona do estado. Antecedendo a implantação da base, em uma operação conjunta, cerca de 130 policiais civis e militares ocuparam o bairro George Américo, na última terça-feira (18), para viabilizar a implantação da unidade de segurança. A previsão é que a base de segurança reduza em mais de 80% a violência no bairro e adjacências.

De acordo com o coronel Adelmário Xavier, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) o George Américo foi escolhido depois de levantamentos realizados pela polícia considerando o índice de homicídios e outros crimes. A oitava base comunitária do estado foi entregue em Itabuna, na última sexta-feira (21). Das outras bases, seis estão em Salvador e uma em Lauro de Freitas.

Radioterapia

A segunda inauguração serão os serviços de Radioterapia e Braquiterapia para pacientes com câncer, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), às 11 horas.

A inauguração acontecerá após a unidade de saúde ter recebido do Ministério da Saúde, no último dia 14, a doação de um Acelerador Linear, aparelho importado e de alto custo.

A Santa Casa, em contrapartida fez investimentos de cerca de R$ 2 milhões para construir anexo a Unacon um “bunker”, que é uma espécie de casamata blindada para evitar a dispersão da radioatividade emitida pelo aparelho, o que poderia causar contaminação nas pessoas. Atualmente a Unacon presta serviços apenas de quimioterapia e realiza cirurgias oncológicas.

O Ministério da Saúde já indicou a doação de mais um aparelho de radioterapia para ampliar o atendimento, uma vez que a Unacom atende, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a pacientes de uma região com cerca de três milhões de pessoas.

Segundo, o deputado Zé Neto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) foi quem escolheu o HDPA para gerir o equipamento. A opção foi fruto de um entendimento entre o secretário Jorge Solla, o governador Jaques Wagner e o deputado Zé Neto, que têm trabalhado para fortalecer a gestão do Hospital Dom Pedro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9610 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).