Edição 2012 Festa do Vaqueiro de Alecrim Miúdo no Distrito de Matinha em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A 25ª edição da Festa do Vaqueiro de Alecrim Miúdo, no distrito de Matinha, vai acontecer neste sábado (15/09/2012) e domingo (16/09). Todos os anos, o evento conta com uma ampla programação, desde o tradicional desfile de vaqueiros às apresentações musicais para a comunidade.

Segundo Ubiratan Fonseca de Jesus, presidente da comissão organizadora, a expectativa é que a festa supere as anteriores em público e organização. “A Festa do Vaqueiro é muito tradicional e já tem 25 anos de existência. Todos os anos vêm pessoas da capital e de outras cidades da região para participar e acompanhar o desfile”, comenta.

No primeiro dia da festa, os shows começam às 20 horas com as bandas Forrozão Amor Safado, Xodó de Menina, Gelinho com Mel, Geovane e Gabriela Moraes. O domingo começa com o desfile dos vaqueiros às 9h30 e, às 12 horas, serão premiados os melhores vaqueiros nas categorias Mais Estiloso, Mais Novo, Mais velho e Os Três Grupos que tiverem mais destaque no desfile. Os vaqueiros receberão troféu do evento e cada grupo vai ganhar um carneiro.

Os shows do segundo e último dia da festa começam às 18 horas com os grupos Ki Xote É Esse, Simplicidade A Mais e os cantores Beto Filho, Bayá e seus teclados, além de Cleitinho (ex-Asas Livres). A Festa do Vaqueiro conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Ponto facultativo no Dia da Cidade

Em virtude das comemorações alusivas ao Dia da Cidade, as repartições públicas municipais, não sujeitas a regime de plantão e que não prestam serviços essenciais à população, terão o expediente facultativo na próxima terça-feira, 18 de setembro. As atividades serão retomadas na quarta-feira (19/09/2012), a partir das 07h30.

Já o funcionamento das unidades que prestam serviços essenciais como policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital da Criança, Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Vigilância Epidemiológica será mantido.

O expediente no comércio local também não sofrerá alterações. O decreto nº 8.698, de 12 de setembro de 2012, foi publicado nesta quinta-feira (13) em jornal de circulação local.

A comemoração alusiva ao 179º ano de emancipação político-administrativa de Feira de Santana contará com vasta programação. Haverá missa na Igreja Senhor dos Passos, às 7h20; desfile cívico na avenida Getúlio Vargas, a partir das 8 horas, e sessão solene na Câmara Municipal, às 16 horas.

Casamento Coletivo prorroga inscrições

Os casais interessados em oficializar a união matrimonial podem realizar as inscrições para o 10º Casamento Coletivo até o dia 25 de setembro. O prazo, que seria encerrado no dia 20, foi prorrogado. A iniciativa é do Projeto Família Cidadã em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana e o Poder Judiciário.

Até esta quinta-feira (13/09), 164 casais já confirmaram a participação na cerimônia. Segundo a chefe da Divisão de Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), Maria Lícia Mota, muitos casais têm comparecido aos postos de inscrições em busca de informações sobre documentação e efetivação das inscrições.

“Estendemos o prazo por conta do feriado de sete de setembro e também do ponto facultativo no próximo dia 18. A procura vem aumentando nestes últimos dias. Acreditamos que a edição deste ano vai superar a anterior, quando 175 casais oficializaram a união. A expectativa é que 200 casais participem da iniciativa este ano”, ressalta.

Além da sede da Sedeso, na avenida Getúlio Vargas, as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Rua Nova, Fraternidade e Jussara e a Casa dos Conselhos também funcionam como postos de inscrição. “A oferta de mais postos visa facilitar o acesso dos casais que moram em bairros mais distantes do centro da cidade. Desta forma, muitos terão mais comodidade, sem a necessidade de se deslocar até a sede da Sedeso”, avalia Maria Lícia.

Para se inscrever é necessário apresentar cópia autenticada da Certidão de Nascimento (2ª via 2012), comprovante de residência atual, cópia da Carteira de Identidade e CPF, e estar acompanhado de duas testemunhas. Os menores de 16 anos só podem oficializar a união com autorização judicial e devem apresentar cópia autenticada da Certidão de Nascimento, (2ª via 2012), do comprovante de residência, da Carteira de Identidade do Menor e do RG dos pais.

Se um dos nubentes for viúvo (a) é necessário entregar cópia autenticada de Certidão de Casamento (2ª via 2012), da Certidão de Óbito (2ª via 2012), do Formal de Partilhas (se houver bens), do comprovante de residência, Certidão negativa do 1º e 2º Ofício e estar acompanhado por duas testemunhas.

Iniciada pavimentação no conjunto Feira VI

Atendendo a antigas solicitações da comunidade do conjunto Feira VI, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), vai melhorar a trafegabilidade na Travessa do Caminho 24, situada no local. As obras de pavimentação começaram na manhã desta quinta-feira (13/09/2012).

A empresa responsável pela obra é a 5M Construções e Comércio Ltda, vencedora da licitação promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. Segundo secretário da Sedur, Carlos Alberto Firpo, serão pavimentados 502 metros de extensão da via com paralelepípedos. “A previsão para a conclusão dos serviços é de aproximadamente 30 dias. Com a execução dos serviços vamos melhorar o acesso de motoristas e transeuntes”, afirma.

Adilon Correia foi um dos primeiros moradores do conjunto e demonstrou muita alegria com a execução dos serviços. “A poeira aqui era demais, invadia nossas casas e comércios. Há muito tempo que esperávamos por esta melhoria. Hoje é dia de comemoração porque sei que a pavimentação vai melhorar a vida de todo mundo”, declara.

Para a comerciante, Adneia Araújo Silva, a obra é uma grande conquista para a comunidade que sofria com a poeira no local. “Estou muito feliz com o início dos serviços. Este era um desejo antigo dos moradores do conjunto. Com a pavimentação vou poder melhorar o meu comércio, pois sei que lama e poeira não serão mais problema”, comemora.

Recuperação da Praça do Feira X avança

As obras de recuperação da praça localizada na rua B, no conjunto Feira X, continuam avançando. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes, já instalou equipamentos do novo parque infantil construído com madeira de eucalipto. Os serviços concentram-se atualmente na colocação de areia branca na área do parquinho.

As arquibancadas já foram recuperadas, e logo após serão iniciados os serviços de pintura. A área que serve para a prática de skate também está sendo totalmente recuperada. Diversas melhorias ainda serão executadas no equipamento como pintura geral, paisagismo moderno, iluminação eficientizada, dentre outros serviços.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a expectativa é que as obras sejam concluídas na próxima semana. “A praça estava abandonada. Agora os moradores vão poder usufruir de um espaço de lazer mais bonito e arborizado, disseminando de vez aquele aspecto de abandono”, afirma.

Moradora há mais de 27 anos do conjunto, Cristina Gomes de Araújo acredita que a reforma da praça vai garantir mais diversão para a criançada. “Estou muito feliz com a recuperação da praça. Vai ficar muito linda tenho certeza. Parabenizo o Governo Municipal pela iniciativa”, comemora.

Anália Aguiar diz que a praça é a garantia de lazer da localidade. “Para mim a reforma da praça é a realização de um sonho. Agora vou poder vir à praça bater um bom papo, trazer meus netos e desfrutar de tardes de lazer”, declara.

A Sesp começa executar serviços de recuperação nesta sexta-feira (14), na praça Alto Santo, localizada no distrito de Tiquaruçu. Estão sendo recuperadas ainda a praça do Juquinha, localizada no conjunto Feira IX; praça da Santa Mônica II e a praça do conjunto Feira VII.

Aniversário do PETI comemorado nos núcleos

O aniversário de 10 anos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Feira de Santana será comemorado em todas as 15 Unidades de Jornadas Ampliadas (UJA) do município. A iniciativa atende a 922 famílias e aproximadamente 1400 crianças de 6 a 15 anos, nos distritos e na zona urbana.

O PETI completa 10 anos nesta sexta-feira (14), mas as comemorações vão acontecer durante este mês e cada unidade, em datas ainda a serem definidas. A programação de cada UJA contará com apresentação das ações desenvolvidas pelas crianças e adolescentes, além de atividades esportivas e culturais.

Oficina de reciclagem no Cras Aviário

Aprender a reutilizar material reciclável para confecção de objetos de decoração. Esta foi a atividade desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) com crianças assistidas pelo Programa Aprender Brincando, desenvolvido no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Juiz Walter Ribeiro Costa Junior, localizado no bairro do Aviário.

Durante a oficina de reciclados, ministrada por técnicos do Departamento de Educação Ambiental da Semmam, os jovens transformaram jornais, papeis e revistas em porta retratos. De acordo com a coordenadora Andrea Rios Cerqueira, as oficinas proporcionam o aprendizado de diversas técnicas de reciclagem.

“Devido à carência e vulnerabilidade dessas crianças, todo projeto é apoiado pela comunidade. Esta é uma iniciativa muito importante, que proporciona a ampliação de horizontes. Contamos, ainda, com a participação de mães e familiares das crianças. Consideramos esta interação fundamental”, avalia.

Para Patrícia Alves, técnica de referência do CRAS, atividades deste porte fazem a diferença na vida dos alunos. “As aulas sócio-educativas abrangem temas ligados à juventude como drogas, sexo, saúde e meio ambiente. Além disso, oferecemos aulas de orientação profissional”, pontua.

Cerca de 280 crianças e adolescentes, com idade entre 04 e 17 anos, frequentam as oficinas entre aulas de violão, flauta, balé e percussão oferecidas no Cras. Também são disponibilizadas oficinas de artesanato e customização para adultos.

Consciência ecológica através da Trilha da Vida

Na manhã desta quinta-feira (13/09/2012), jovens que participam do Projovem Adolescente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Aviário tiveram a oportunidade de interagir na Trilha da Vida. A oficina de educação ambiental conta com a etapa com uma exposição de vídeo educativo e a passagem por uma trilha com espaços interativos.

A multiplicadora responsável pelo Trilha da Vida na Bahia, Marluce da Costa Feitosa, explica que o projeto é de autoria de um grupo de professores do Paraná, participantes da ONG Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI). A oficina apresenta um olhar crítico sobre o papel do homem enquanto agente atuante no meio ambiente.

“O objetivo é passar a mensagem da conscientização adiante, principalmente através das experiências com os órgãos do sentido. Nós buscamos lembrar a todos que participam dessa atividade sobre os impactos da ação humana no meio ambiente, que costuma sempre deixar marcas de destruição” explica Marluce.

A estudante Juliana Pereira Gomes conta que já participou de outras atividades voltadas para a educação ambiental, como a gincana escolar, mas que a trilha é uma proposta bastante diferente. “Eu fiquei surpresa porque todo o percurso é feito no escuro total e a gente segue pegando, cheirando e ouvindo os sons das coisas. Para mim, um bicho ia aparecer a qualquer momento. O final é surpreendente” relata.

O CRAS e o Projovem Urbano funcionam no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Junior. Para Andrea Rios, coordenadora do Centro, o momento proporciona conscientização e um contato diferenciado com a natureza. “É uma oportunidade para falarmos do meio ambiente no nosso espaço” acrescenta.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]