Expofeira 2012 oficialmente aberta em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Está aberta oficialmente a 37ª edição da Exposição Agropecuária de Feira de Santana. O evento que tem duração de sete dias foi aberto oficialmente na tarde de domingo (02/09/2012), no Parque João Martins da Silva, com a presença de autoridades estaduais e municipais.

O diretor de pecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Luis Miranda, destacou a Expofeira como uma das feiras mais importantes do país, especialmente no que diz respeito à presença de animais da raça mangalarga marchador.

“Feira de Santana realiza a melhor exposição agropecuária do interior da Bahia. O município tem este ano a participação de 250 equinos da raça mangalarga marchador, representando assim uma das melhores exposições do país para a raça”, ressaltou chamando atenção para o fato do município ter um dos melhores contingentes com 17 mil animais, sendo o quarto lugar entre todas as cidades que praticam a equinocultura.

Representando o secretário Estadual de Agricultura Eduardo Sales, Jairo Carneiro destacou o sucesso da Expofeira. “O evento repetirá os feitos dos anos anteriores com grande volume de negócios, presença de plantéis de qualidade para que tenhamos Feira de Santana como grande celeiro no calendário permanente para o agronegócio”, avalia.

Jairo Carneiro salientou ainda a parceria entre o Governo do Estado e Município. “Todos os anos é intensificada esta parceria com a municipalidade, seja com demonstrações de experiências bem sucedidas de fomento e apoio à atividade, como para o desenvolvimento da agricultura familiar, que expande os seus produtos e amplia as suas atividades durante o evento”, salientou.

O secretário de municipal de Agricultura, Josafá Ramos, desejou a todos os comerciantes um grande evento e agradeceu a grande participação. “Desejo a todos uma Expofeira de paz, harmonia e bons negócios nas transações comerciais dentro do parque. Que sejam feitos grandes negócios nesta que é uma das festas mais bonitas de Feira de Santana”, afirmou.

Destacando o volume de recursos gerados pelas atividades agropecuárias no país, o deputado federal Fernando Torres lembrou a importância deste ramo de atividade. “A pecuária gera milhões de recursos. O país depende da agricultura e da pecuária, presentes no país inteiro. Feira de Santana está de parabéns pela realização de um evento deste porte”, acredita.

A deputada estadual e primeira dama Graça Pimenta lembrou o grande número de animais que estarão na exposição deste ano. “A Expofeira contará com cerca de dois mil animais e a expectativa é que sejam gerados cerca de 8 milhões de reais em negócios, daí o grande sucesso do evento”, diz.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura os secretários municipais da Fazenda, Wagner Gonçalves; de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro; de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles; de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aristóteles Rios; de Comunicação, Maria Madalena de Jesus; de Administração, Jairo Carneiro Filho e de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira.

Expofeira também é conhecimento

Conhecida como importante vitrine do agronegócio, a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2012) também é um importante espaço para aprendizado e disseminação de conhecimentos. Na manhã deste domingo (02/08/2012) estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) estiveram no Parque.

A visita, como explica o professor da disciplina Mídia, Cau Preto, tem como objetivo o desenvolvimento de estudo sobre a utilização os meios de comunicação para divulgação do evento. O grupo foi recebido pela secretaria municipal de Comunicação, Madalena de Jesus. Na oportunidade, foram discutidos também assuntos como as limitações da divulgação da Expofeira em virtude da legislação eleitoral e utilização das mídias espontâneas.

“Como estamos em período eleitoral, as verbas para divulgação do evento são limitadas. Com isso, reforçamos a utilização dos meios de comunicação como rádio, com a realização de entrevistas, outdoors e também mídia espontânea, que tem boa receptividade dos demais veículos de comunicação, como emissoras de rádio, sites, blogs e jornais impressos”, destacou Madalena.

A estudante Ingrid Alves Suzart aprovou a iniciativa. “Acho muito importante a realização de atividades extra sala de aula. Aqui no Parque temos a oportunidade de pesquisar aliada ao lazer”, afirma. A Expofeira 2012 acontece até o dia 09 de setembro.

Primeiros julgamentos na Expofeira 2012

As porteiras para os bons negócios já estão abertas. A Expofeira 2012 já está acontecendo desde às 8 horas deste domingo e muitas famílias, criadores, comerciantes, trabalhadores, estudantes já comparecem ao Parque de Exposição João Martins da Silva.

Além da exposição de animais, comércio de implementos agrícolas e produtos regionais, a exposição também tem espaço para julgamento de animais. No início desta manhã, foram realizados julgamentos de cavalos da raça Campolina, em diversas categorias. Os julgamentos são boas oportunidades para ranqueamento e valorização dos animais.

O público também já confere a exposição de animais de médio e grande porte como bovinos, eqüídeos e ovinos. Também estão em exposição plantas, arteanatos além do tradicional passeio de pônei, principal atrativo para a criançada. O comerciante Joaquim Souza trouxe o pequeno Lucas para passear. “A Expofeira é uma excelente opção de lazer para as famílias. As crianças se divertem muito conhecendo um pouco da cultura regional”, destaca.

A Expofeira 2012 acontece até o dia 09 de setembro. Mais de 2 mil animais de diversas espécies e raças estarão em exposição. Haverá leilões e, ainda, shows musicais com diversas atrações como Gaby Amarantos e Jamily.

Emoção e talentos no Festival Gospel

Uma noite marcada pela emoção. Assim foi a primeira semifinal do 5° Festival Gospel, neste sábado, no Centro de Cultura Maestro Miro. O concurso é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural Egberto Costa.

Vozes firmes, suaves, graves e agudas. Melodias e tons diversos. Um só propósito: transmitir uma mensagem de paz e amor. Mas, o Festival também abriu valioso espaço para divulgação de talentos muitas vezes escondidos ou oprimidos pelas rígidas exigências do universo musical. A diretora do Departamento de Atividades Culturais do Maestro Miro, Luluda Barreto, mais uma vez, destacou a qualidade musical dos artistas.

“A cada ano descobrimos grandes talentos durante o Festival. São vozes abençoadas, que encantam e surpreendem a todos que acompanham as apresentações. Todos os candidatos semifinalistas do Festival Gospel estão de parabéns”, ressaltou.

Para o músico feirense Paulo Bindá, diretor artístico do Festival, o concurso deve ser ampliado. “O Festival Gospel já é uma realidade, atraindo músicos não apenas de Feira de Santana, mas de municípios vizinhos, como Santo Amaro e Santo Estevão. A platéia lotada também confirma a credibilidade do concurso. É importante que esta iniciativa seja ampliada para trazer, cada vez mais, o povo de Deus de todos os cantos do nosso Estado e, que sabe do país”, pontuou.

Durantes as apresentações, os músicos Fabiana Meato, Bruno Santana, Larissa Guimarães, Felipe Saraiva, Neferson Becker, Mariana Brito, Isi, Rebeca Ferreira, Rosana Castelo Branco, Alisson Nascimento, Margarida Branco, Rick Moreira, Rogério Freitas, Junior Pedreira e Renato Almeida agradaram e, principalmente, surpreenderam jurados e espectadores, proporcionando momentos de lazer, entretenimento e, ainda, de louvor e adoração a Deus.

Aos 18 anos, Larissa Guimarães resolveu expor o seu talento musical para o grande público. Desde pequena, ela já cantava na Igreja Avivamento Bíblico, mas incentivada pelos familiares e amigos, se inscreveu e é uma das semifinalistas. Ela apresentou a canção “Amado Meu”, de sua autoria. “O Festival Gospel está sendo uma experiência grandiosa, única. Estou bastante emocionada em participar levando uma mensagem de amor, paz e união para as pessoas presentes. Se tudo der certo, vou seguir carreira disseminando a palavra de Deus através da música”, revelou, emocionada.

Os 12 músicos que irão disputar a grande final no dia 06 de setembro, no parque de Exposição João Martins da Silva, serão conhecidos neste domingo (02), após última etapa das semifinais. Nesta noite, a partir das 19 horasm se apresentam no Maestro Miro Abinadab, Micheline de Castro, Tina Cell, Italo Gomes, Leo Moura, Jhom Libório, Erasmo Santos, Jorge Gomes, Maiana Venas, Nete Félix, Thiago Irozz, Unidade de Guerrilha, Jones Oliveira, Nando Neves e Vanessa Leite.

Paisagismo no monumento Maria Quitéria

Importante símbolo histórico da cidade, o espaço que abriga o monumento à heroína feirense Maria Quitéria está sendo totalmente revitalizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes.

Localizado no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, o espaço está recebendo tapetes de gramas e vegetais de variadas espécies como Dionela, Jasmim Branca, Bromélia, Iropolis, Morelia, dentre outras.

Conforme o diretor de Áreas Verdes, os serviços de recuperação devem ser concluídos na próxima segunda-feira (03/09/2012). “O objetivo é aperfeiçoar o aspecto visual dos equipamentos públicos. A manutenção e revitalização destes espaços são muito importantes para o lazer da comunidade”, ressalta.

A praça da Bandeira, situada no Centro, também passou por melhorias recebendo um novo paisagismo. A Sesp recupera ainda a praça do Juquinha, localizada no conjunto Feira IX; praça da Santa Mônica II e a praça do conjunto Feira VII.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108655 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]