Eleições 2012 | PM começou a deslocar reforços para 78 municípios baianos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A partir de 1º de outubro, um posto será montado também na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O início da operação foi comunicado pela Polícia Militar à presidente do Tribunal, desembargadora Sara Brito, em reunião nesta quarta-feira (26/09/2012)

Na tarde desta quinta-feira (27), 78 municípios baianos começaram a receber parte do efetivo de homens da Polícia Militar (PM-BA) que atuarão na segurança das Eleições 2012. Na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), um posto avançado com oficiais PM que atuarão como elos de comunicação entre a Polícia Militar e o TRE-BA será também montado em 1º de outubro para dar celeridade às solicitações enviadas pelo Tribunal às unidades da Polícia em todo o Estado.

O plano de ações da Polícia para o pleito foi apresentado em reunião, realizada, na tarde de quarta-feira (26), entre a Presidente do TRE-BA, Desembargadora Sara Brito, o Diretor-Geral do Tribunal, André Beserra, e o Comandante-Geral da PM, o Coronel PM Alfredo Braga de Castro (foto). Participaram ainda o Tenente-Coronel PM Kerjean, do Comando-Geral da PM, o Major Souto (Comando de Operações), e o Coronel Albérico (Departamento de Pessoal). Na reunião, realizada no Gabinete da Presidência, foram apresentados também alguns dos oficiais PM que atuarão como interlocutores com o TRE-BA.

Os 78 municípios selecionados para receber os primeiros deslocamentos foram escolhidos por conta de seus históricos em outras eleições e pelas localizações geográficas. Estão em áreas que irão permitir o deslocamento com agilidade de militares para outras regiões vizinhas. Entre as cidades estão aquelas cujas zonas eleitorais já haviam solicitado segurança ao TRE.

Outras cidades

Além da base no TRE, o Comando da instituição informou ter designado, até o momento, 124 oficiais para atuar como coordenadores de policiamento nas cidades do interior. Conforme informado pela PM, serão empregados ao todo 31.512 policiais e bombeiros militares que cobrirão todo o Estado. O esquema de segurança da PM foi iniciado com o policiamento durante a campanha eleitoral, nos comícios, shows e eventos realizados, e seguirá também com a escolta do transporte das urnas eleitorais entre os locais de votação e de sua guarda.

“O TRE tem mandado as solicitações e nós estamos incluindo no plano de ações. Não vão ficar apenas essas 78 cidades, outras surgirão no decorrer da semana, a depender da demanda de cada município”, explicou o Tenente-Coronel PM Kerjean.

Policiais parentes de candidatos

Conforme informações passadas pela PM, a Corregedoria da corporação estará acompanhando, com maior atenção, os casos de policiais que atuarão nas eleições e têm parentes que são candidatos. O objetivo é realocá-los para locais que não sejam aqueles onde os seus familiares disputam mandatos eletivos. A Ouvidoria da PM estará de prontidão durante todo o período eleitoral atendendo ao cidadão por meio do 0800 284 0011 e do site institucional http://www.pm.ba.gov.br/.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123305 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.