Eleições 2012: Justiça Eleitoral concede direito de resposta a José Ronaldo no tempo da coligação “Um novo caminho para Feira de Santana”

Justiça concede direito de resposta a José Ronaldo.
Justiça concede direito de resposta a José Ronaldo.

A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta a José Ronaldo no tempo da propaganda eleitoral da coligação “Um novo caminho para Feira”. No último dia 13 de setembro de 2012, a campanha do candidato a prefeito Zé Neto veiculou informação manipuladas, ofensivas e inverídicas, acusando o democrata de ser contra o programa Bolsa Família.

A coligação “Um novo caminho para Feira” distorceu uma nota publicada no Jornal Folha do Estado, do dia 28 de setembro de 2006. Nesta, foram atribuídos comentários a José Ronaldo sobre o aumento da natalidade e possíveis repercussões futuras.

Na edição do dia seguinte, o jornal publicou a devida retificação, explicando que José Ronaldo jamais fez tais declarações que teriam sido repassadas a Folha do Estado por uma fonte cuja identidade foi preservada.

Em sentença, no processo 88-88.2012, a juíza eleitoral Luciana Magalhães concede o direto de resposta a José Ronaldo, “tendo em vista a deturpação da notícia, em manchete ofensiva e inverídica”.

A Justiça entende que embora sejam permitidas críticas na propaganda eleitoral, não é admitida crítica inverídica, com intuito de prejudicar o candidato adversário.

O direito de resposta de José Ronaldo será veiculado em inserções, retirada do tempo da coligação “Um novo caminho para Feira”, das 8h às 12horas, quantas vezes sejam necessárias para contemplar um minuto.

Sobre Carlos Augusto 9707 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).