Adab lança novo modelo para emissão de GTA na Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A partir de hoje (24/09/2012) a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, vai disponibilizar aos produtores mais uma modalidade de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). O novo formato do documento, chamado de e-GTA, será expedido via sistema informatizado da Agência e integrado à Base de Dados Única da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) do Ministério da Agricultura em até 24 horas após sua emissão. A utilização da e-GTA está em fase de teste na gerência da Adab em Salvador e, em breve, funcionará em todas as 15 Coordenadorias Regionais da Agência.

“Manter e ampliar a qualidade do serviço de defesa agropecuária na Bahia é uma preocupação constante da Seagri, através da Adab”, salienta o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. “A adesão à PGA é um grande passo que poderá beneficiar os produtores que, brevemente, também poderão solicitar a emissão da e-GTA em suas propriedades ou escritórios através de sistemas informatizados”, diz Salles, ressaltando que a Adab já vem realizando outros projetos para emissão do documento via online no Oeste da Bahia. Até o momento foram emitidas 200 GTA´s online, possibilitando o trânsito de 6.200 animais para confinamento e para o abate em frigoríficos inspecionados no Estado.

A e-GTA foi aprovada pelo Ministério da Agricultura por meio da Instrução Normativa nº 19/2011 que prevê ainda a possibilidade do documento ser baixado pelos estabelecimentos de abate ou pelo próprio produtor de destino com a permissão do Serviço Estadual de Sanidade Animal. “Vale ressaltar que a emissão e impressão da e-GTA deverá ser autorizada com base nos registros sobre estabelecimento de procedência da carga e no cumprimento das exigências de ordem sanitária para cada espécie”, explica o diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

No documento devem constar informações referentes à carga movimentada como espécie do animal, origem, destino, quantidade por sexo e faixa etária, finalidade do trânsito, além da identificação do emitente, do local de emissão e datas de validade. “Mas a grande vantagem dessa nova modalidade é a chance de consultar e atestar a autenticidade do documento de forma segura e rápida”, avalia o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, lembrando que o modelo de GTA aprovado pela Instrução Normativa nº 18/2006 ainda poderá ser usado nos locais onde não for possível a adoção do formato e-GTA.

Ascom/Adab
24.09.12
(71) 3115.2794

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112650 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]