8º Encontro de Economia Baiana ocorre no dias 20 e 21 de setembro, em Salvador

Porto da Ford na Baía de Aratu. Economia Baiana em discussão.
Porto da Ford na Baía de Aratu. Economia Baiana em discussão.
Porto da Ford na Baía de Aratu. Economia Baiana em discussão.
Porto da Ford na Baía de Aratu. Economia Baiana em discussão.

Sob a temática “Indústria e Desenvolvimento: Desafios e Tendências”, acontece nos dias 20 e 21 de setembro de 2012 a oitava edição do Encontro de Economia Baiana (VIII EEB). O evento é uma realização da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (SEPLAN), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e do Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia (Mesteco).

Com abrangência nas áreas de Economia, Administração e Ciências Contábeis, o encontro contará com a participação de pesquisadores, professores de graduação, pós-graduação, doutorado e profissionais de áreas afins, assim como, de instituições públicas e privadas. A participação de universidades federais e estaduais do país por meio da incidência significativa dos artigos, a cada ano, vem confirmando a credibilidade e a consolidação do encontro no cenário nacional. Para esta edição foram selecionados 42 trabalhos, sendo que 12 são de pesquisadores baianos.

“O Encontro tem se tornado um evento reconhecido nacionalmente, por isso temos recebido submissões de  artigos de instituições de diversas regiões do País” conta a professora do Mesteco, Gilca Andrade, que completa: “Eu vejo o EEB como uma possibilidade de se debater com qualidade cada vez maior, com diversos autores de diversas linhas do pensamento, sobre as temáticas propostas”

A temática desta edição fora decidida em consenso pela Comissão Organizadora do evento, que entende a importância de discussão da temática para o desenvolvimento do estado. “Esse é um tema de debate pertinente ao estado, tendo em vista a existência de um parque tradicional como é o Pólo Petroquímico e a espacialização da economia baiana em commodities concentrada no oeste”, explica o professor da Universidade Federal da Bahia, Lívio Andrade, membro da Comissão Organizadora do evento.

O diretor Geral da SEI, Geraldo Reis, justifica a importância da discussão salientando o papel do setor industrial na composição do PIB baiano, principalmente pelo papel que representou para o crescimento econômico da Bahia. “Ao mesmo tempo, o tema propõe uma reflexão sobre o posicionamento da indústria baiana frente aos desafios da atualidade”, completa Reis.

A partir desta edição, o evento contará com uma quarta mesa (área temática), específica para temática do evento e que, por conseguinte, será modificada a cada ano. Andrade explica que esta foi uma decisão tomada pela Comissão tendo em vista a quantidade de artigos recebidos em edições anteriores que tratavam especificamente do tema. São áreas temáticas do evento: Economia Baiana, Economia Regional, Financiamento do Desenvolvimento e Industrialização e Desenvolvimento. Dentro delas, serão apresentados trabalhos de pesquisadores da UFPB, UFF, UFRN, UFV, UFU, entre outros.

Durante o VIII EEB também serão lançadas a nova edição da Revista Desenbahia e a Bahia Análise e Dados – Indústria no Brasil e na Bahia: Desafios e Tendências. As inscrições para o evento estão abertas até 10 de setembro e devem ser feitas através do site oficial do evento.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário