1° Pedalada da Primavera reúne mais de 400 participantes em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A extensa avenida Francisco Fraga Maia e sua área verde serviram de espaço para mais de 400 ciclistas pedalarem na manhã deste domingo (23/09/2012), durante a 1ª Pedalada da Primavera. Ao longo do percurso, o evento contou com um público constituído de várias faixas etárias, representado por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Para marcar a chegada da primavera, que iniciou às 11h49 deste sábado (22/09/2012), os participantes decoraram as bicicletas das mais diferentes formas. Alguns utilizaram flores de papel crepom, de pelúcia ou artificiais, e outros até cata-vento em formato de flor.

Um exemplo disso foi a bióloga Rita de Cássia Carneiro. “Adoro a primavera. É uma estação muito linda e não há oportunidade melhor para acontecer esta pedalada. Essa é a primeira vez que participo do evento e achei ótimo. Parabéns à equipe pela organização”, disse.

Por todo o percurso também não faltaram crianças das mais diferentes idades participando. Até mesmo quem não pedala bicicleta ainda já participou, numa cadeirinha acoplada no equipamento do responsável.

O estudante Rafael Moraes, 5 anos, acompanhou o pai em sua própria bicicleta. “Comprei o equipamento nesta semana, preocupado em manter a saúde e a forma física, e trouxe meu filho comigo para ele também manter o hábito. A pedalada é um evento bom e deve acontecer sempre para incentivar as pessoas”, ressalta o funcionário público e pai de Rafael, Ezivaldo Freitas.

A participação de mais de 400 pessoas na primeira edição do evento é considerada muito boa, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antônio Carlos Coelho.

“Para a segunda edição vamos duplicar o número de camisas. Esta é uma convocação do Governo Municipal para que a população de Feira de Santana se exercite e use a bicicleta como um veículo alternativo, o que reduz a poluição atmosférica e o número de carros no centro da cidade”, pontua o secretário.

Os ciclistas inscritos na pedalada receberam camisa, boné, numeração própria, mochila com lanche e café da manhã, e concorreram a bicicletas. Cada participante doou um quilo de alimento não perecível, que será entregue à Associação Cristã Nacional (ACN), localizada no conjunto Feira IV.

Religiosos louvam Senhor dos Passos

As comemorações em louvor a 16ª Festa do Senhor dos Passos encerraram na manhã deste domingo (23/09/2012) com uma missa solene presidida pelo arcebispo Dom Itamar Vian. Baseados no tema “Fé, fundamento da esperança” a comunidade católica participou do novenário entre os dias 16 e 22 e finalizou a data com uma ampla celebração.

O arcebispo ressalta que o tema da festa foi bastante significativo, pois o papa Bento XVI vai abrir o Ano da Fé no dia 11 de outubro, em Roma. “Este marco continuará até 22 de novembro de 2013. A Paróquia Senhor dos Passos, portanto, antecipou-se e preparou essa abertura”, observa.

Dom Itamar acrescenta que as festas dos padroeiros sempre registram uma grande participação do povo, a exemplo da Festa de Nossa Senhora Santana. “Como a Senhor dos Passos está no centro da cidade, não temos como calcular o número de participantes de outras paróquias e comunidade, mas temos um grande número de fiéis”, destaca.

Durante o novenário, a paróquia trouxe os mais diferentes temas. Dentre eles, “Pela fé servimos ao Senhor”, “Com Abraão a fé se faz vocação”, “Fé, esperança e caridade”, “A fé como herança dos nossos pais”, “A fé é gratidão que se faz louvor”, “Com o jovem a fé é esperança” e “A gratidão, como herança da fé”.

A Festa do Senhor dos Passos foi idealizada pelo saudoso Monsenhor Francisco Dalto na década de 90.

Pronatec abre novas vagas

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), vai disponibilizar mais 30 vagas para cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A inscrição para o curso de Assistente Administrativo será realizada na próxima quarta-feira (26/09/2012), a partir das 7h, na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Castro Alves, 894, Centro.

Para se inscrever é necessário ter idade entre 18 a 59 anos, apresentar cópia e original da Carteira de Identidade, CPF e Número de Inscrição Social (NIS), além de comprovantes de escolaridade e endereço. A escolaridade mínima exigida é ensino fundamental incompleto.

Segundo a coordenadora da Qualificação da Casa do Trabalhador, Susane Moreira, o curso terá carga horária de 160 horas e será ministrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), localizado à margem da BR 324, bairro Aviário. As aulas começam no dia 15 de outubro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]