Tribunal de Contas dos Municípios consternado com a morte de Jorge Lessa

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios foi tomado de surpresa com a infausta notícia da morte do professor Jorge Lessa Guimarães, ocorrida na última sexta-feira (24/08/2012), no Hospital Português, nesta capital, sendo sepultado no domingo, (26/08/2012), em Livramento de Nossa Senhora, cidade interiorana onde nasceu e ainda vive sua mãe, dona Enedina Lessa Guimarães, e vários outros parentes.

O presidente do TCM-Ba, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, lamentou o irreparável desenlace, considerando que “nossa Instituição está desfalcada de um grande colaborador, pois Jorge Lessa não significava apenas o presidente de uma prestadora de serviços, mas, sobretudo, um amigo que cativou a todos pela competência, pelo zelo profissional e pela credibilidade que conseguiu implantar no seio de nossos servidores”.

Jorge Lessa, 64 anos (nascido em 01/05/1948), desquitado, convivia com Maria Alice Queiroz de Brito, deixa dois filhos (André e Rodrigo Pinto Guimarães), e era merecidamente festejado como um dos baianos mais preparados na área de liderança administrativa.

Psicólogo Organizacional e do Trabalho, tinha curso superior de Filosofia e Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela FGV-RJ, era sócio-administrador da CO-LABORE – Educação Gerencial e consultor associado da EMCO – Educação Corporativa (BSB). Era, também, consultor credenciado do sistema SEBRAE e consultor qualificado junto ao Instituto de Hospitalidade para o PCTS – Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável.

Durante sua extensa atividade laboral, ocupou cargos técnicos e executivos junto às seguintes organizações públicas e privadas:

Gerente de RH e Especialista de Qualidade da XEROX DO BRASIL, em Salvador-BA e Recife-PE, 1982 /1988;
Gerente de Recursos Humanos da ALUNORTE, empresa da Companhia Vale do Rio Doce, no Rio de Janeiro-RJ, 1977 /1982;
Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, em Brasília-DF, 1976 /1977;
Diretor do Departamento de Mão-de-Obra da Secretaria do Trabalho/BA, 1975 /1976;
Chefe de Planejamento e Avaliação do SENAI-DR/BA, 1974 /1975;

Assim, a Bahia perde um mestre com experiência profissional de 18 anos em projetos de consultoria e treinamento nas áreas de direcionamento estratégico, gestão pela qualidade, desenvolvimento gerencial, liderança e processos de mudança junto a empresas privadas de grande porte e organizações governamentais, inclusive no exterior (Moçambique, África).

Lessa deixa um apreciável legado de obras literárias técnicas de sua área de atividade, destacando-se os livros “QUALIDADE COMPETITIVA NO BRASIL: Transformando Valores, Atitudes e Comportamentos na Busca da Qualidade Total”, editado em Salvador-BA, pela Editora Casa da Qualidade, 1995 e “MANDAR É FÁCIL… DIFÍCIL É LIDERAR: O Desafio do Comando na Nova Economia”, editado em Salvador-BA, também pela Editora Casa da Qualidade, 2001 (4ª edição revisada).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]