ThyssenKrupp quer 7 bilhões de euros por siderúrgicas no Brasil e nos EUA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vista da sede da ThyssenKrupp AG, em Essen, Alemanha.
ThyssenKrupp não descarta venda das unidades em separado. Analistas avaliam que as duas usinas valem juntas no máximo 4 bilhões de euros.
Vista da sede da ThyssenKrupp AG, em Essen, Alemanha.
ThyssenKrupp não descarta venda das unidades em separado. Analistas avaliam que as duas usinas valem juntas no máximo 4 bilhões de euros.

A empresa alemã ThyssenKrupp quer ao menos 7 bilhões de euros por suas duas siderúrgicas no Brasil e nos Estados Unidos, declarou o presidente do grupo, Heinrich Hiesinger, ao jornal Welt am Sonntag.

“Queremos ao menos o valor que ainda temos na nossa contabilidade. São cerca de R$ 7 bilhões de euros”, declarou Hiesinger, que não descarta a possibilidade de vendas separadas. “Provavelmente precisaremos de dois compradores, um para cada usina”, declarou.

Analistas avaliam que as siderúrgicas valem entre 3 bilhões e 4 bilhões de euros. Entre os possíveis compradores para a usina brasileira, que fica no estado do Rio de Janeiro, está a empresa Vale, segundo declarou o próprio Hiesinger em maio passado. A Vale já detém 27% da siderúrgica no Brasil.

Outros possíveis compradores são a europeia ArcellorMittal, a americana U.S.Steel e a sul-coreana Posco, além das chinesas Hebei e Baosteel.

De acordo com os planos da ThyssenKrupp, o aço produzido no Brasil deveria ser transformado em placas nos Estados Unidos e depois vendido para a indústria automobilística. O problema é que o aço produzido no Brasil está mais caro do que o esperado. Os motivos, segundo a empresa, são a valorização do real e a elevação dos salários. Além disso, a demanda pelo produto caiu nos Estados Unidos.

*Com informações do Deutsche Welle.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114832 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]