Professores estaduais suspendem greve

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Após realização de assembleia-geral na manhã desta sexta-feira (03/08/2012), os professores da rede estadual de ensino decidiram acabar com a greve da categoria que já durava 115 dias. De acordo com os docentes, a partir da próxima segunda-feira (6), as 1.408 escolas estaduais terão suas aulas retomadas normalmente. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) comemora o fim da paralisação.

“Nessa paralisação, os mais prejudicados são os alunos que já estão há quase quatro meses sem aulas. O diálogo entre o movimento grevista e o governo é o melhor caminho para se resolver este tipo de impasse. Esse tipo de medida precisa ser comemorada, já que beneficia os estudantes que ainda podem aproveitar parte do ano letivo. A classe estudantil já é prejudicada há décadas com um sistema de ensino de qualidade inferior ao da rede particular de ensino e não podia ser ainda mais prejudicada por falta de aulas”, acredita a parlamentar.

A categoria salientou que a greve foi suspensa, mas a mobilização continua até que as reivindicações sejam completamente atendidas. Cinco cláusulas da categoria foram apresentadas: readmissão dos professores demitidos e a retirada de processos administrativos contra professores em estágio probatório; cancelamento dos processos judiciais contra o sindicato; pagamento imediato dos salários cortados; repasse do dinheiro da contribuição sindical, e retorno das negociações.

O Governo do Estado acatou as solicitações referentes às demissões, processos administrativos, corte dos salários dos professores e repasses das contribuições sindicais, e ainda declarou que as secretarias de Educação e Administração vão elaborar uma folha de pagamento extra para saldar os salários dos professores em greve assim que o plano de reposição de aulas for aprovado.

Em Feira de Santana, onde a parlamentar é primeira dama, existem 78 escolas estaduais. Quarenta e cinco delas estão tendo aulas normalmente, 22 parcialmente e 11 estão fechadas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120783 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.