Prefeitura de Feira de Santana realiza VIII Fórum Municipal de álcool e outras drogas

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Visando a capacitação dos profissionais de saúde do município, foi iniciado na tarde desta segunda-feira (27/08/2012) o VIII Fórum Municipal de Álcool e Outras Drogas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Promovido pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Dr. Gutemberg de Almeida, o evento visa discutir estratégias para enfrentamento e cuidado com o uso destas drogas.

A mesa da conferência de abertura foi composta por Daniele de Oliveira, representando a secretaria municipal de Saúde; Rosana Falcão, coordenadora dos CAPS do município; Leonardo Barreto, médico psiquiatra do CAPS AD; e pelo convidado doutor Tarcísio Andrade, médico, psicanalista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti.

Para Daniele de Oliveira, o fórum representa um ambiente para a discussão de propostas e ideias para minimizar os desafios de usuários. Rosana Falcão complementou afirmando: “Esse é um momento para relembrarmos aos profissionais a importância de assistir às pessoas que fazem uso recorrente de crack, álcool e outras drogas”.

O médico convidado Tarcísio Andrade relembrou em sua fala que a terminologia “usuário” limita a perspectiva sobre o indivíduo que faz uso de drogas. “O consumo de drogas passa por fatores que transcedem a mera vontade por parte do viciado”, acrescenta.

O Fórum segue até esta terça-feira (28) durante todo o dia. As atividades começam às 8h, com a palestra da psicanalista Livia Beatriz Pereira e, em seguida, do assistente social Alfredo Barbosa. Acontece também, às 10h, uma mesa redonda sobre “A importância da intervenção multidisciplinar na perspectiva da saúde pública, no cuidado ao usuário de crack, álcool e outras drogas”, com profissionais do CAPS AD.

A partir das 14h acontece outra mesa redonda com o tema “Crack, álcool e outras drogas: De quem é a responsabilidade?”. Em seguida, a palestra da musicoterapeuta Cynthia Oliva, com o tema “Tratamento do Tabagismo: O que? Quando? Para quem?”. O fórum se encerra com a fala da psicopedagoga Sheila Oliveira de Menezes.

Para Carolina Carvalho, psicóloga e coordenadora do CAPS AD, a satisfação em estar realizando a 8ª edição do Fórum vem através dos resultados. “Com muito esforço, nós trazemos mais essa oportunidade para 150 profissionais de saúde do município estarem mais capacitados e atuarem como multiplicadores em suas unidades, levando adiante essa proposta” comemora.

Intensificada Operação Tapa Buracos

Os serviços de tapa buracos foram intensificados nos últimos dias em diversos trechos da cidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está dando continuidade aos trabalhos nesta segunda-feira (27/08/2012) nas ruas Leolinda Bacelar, Sabino Silva, Domingos Barbosa de Araújo, Cícero Dantas, Visconde de Cairú, e Claudio Manoel.

Segundo o secretário da Sedur, Carlos Alberto Firpo, os serviços devem ser concluídos até quarta-feira (29). “A operação tapa buraco tem melhorado a trafegabilidade dos motoristas. A medida é utilizada para minimizar os efeitos causados pelas chuvas. Estamos dando prioridade aos pontos mais críticos da cidade, porém os serviços só podem ser realizados quando as chuvas cessam”, explica.

A operação tapa buracos já contemplou ruas do conjunto Feira X, avenida Fraga Maia e Padre Anchieta (avenida de Canal) no bairro Barroquinha; Calamar, no bairro Conceição; Kalilândia, Capuchinhos, e Feirinha da Estação Nova.

Quartas Ambientais no dia 29

Com o tema “Intervenção socioambiental nas feiras livres”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, promove no próximo dia 29 de agosto a 14ª edição do projeto Quartas Ambientais.

O evento será realizado às 14 horas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida João Durval. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do telefone (75) 3322-9319 ou e-mail: [email protected]

Na programação consta palestra com a mestre em ciências do ambiente Ozineide Silva Gusmão e exposição de objetos reciclados produzidos pela artesã Simone Vasconcelos. Durante o encontro serão discutidas questões como limpeza nas feiras livres e o reaproveitamento de alimentos.

“Integrar a comunidade feirense para o reaproveitamento de resíduos como frutas e verduras, através do processo de compostagem é um das metas desta edição da Quartas Ambientais”, pontua Millena Carvalho, diretora do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]