Olimpíadas 2012 | Seleção brasileira feminina de handebol vence Grã-Bretanha por 30 a 17 e vai às quartas de final

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Terceira vitória, 100% de aproveitamento e classificação garantida. Tudo isso em grande estilo: com uma atuação impecável diante da empolgada torcida local no ginásio Cooper Box, a seleção brasileira feminina de handebol derrotou a Grã-Bretanha por 30 a 17 nesta quarta-feira, 1º de agosto, e carimbou passaporte para as quartas de final do torneio olímpico.

Depois das vitórias sobre a Croácia, Montenegro e agora sobre as anfitriãs dos Jogos de Londres 2012, a equipe comandada pelo dinamarquês Morten Soubak ocupa a primeira colocação do Grupo A, com 6 pontos conquistados. A Rússia, próxima rival das brasileiras na competição, tem quatro pontos e um jogo a menos, podendo empatar com a seleção no topo da chave ainda nesta quarta. O confronto que definirá a primeira colocada do grupo acontece na próxima sexta-feira, 3 de agosto, às 16h15 locais (12h15 de Brasília) – as brasileiras fecham a primeira fase contra Angola, no domingo (05/08/2012).

“Foi um jogo mais tranquilo porque fomos lá e fizemos ficar fácil. Estamos crescendo ao longo da competição: na primeira partida jogamos bem na defesa e erramos um pouco no ataque, na segunda já foi o contrário. Hoje conseguimos unir as duas coisas e o resultado foi esse”, analisou Ana Paula, artilheira do jogo, com sete gols. “Nos próximos jogos, é dar o máximo para conquistar mais pontos. Estamos disputando Jogos Olímpicos e cada partida aqui é uma final”.

O Brasil começou melhor no confronto e contou com quatro gols da pivô Alê Nascimento para abrir 6 a 3 já aos dez minutos de jogo. Enquanto o time britânico depositava todas as fichas na armadora Gerbron e na ponta Goodwin, as brasileiras mostravam boa variação de jogadas e raramente desperdiçavam chegadas ao ataque. Na metade final do primeiro set, o show ficou por conta da central Ana Paula, que anotou outros quatro gols para a seleção brasileira e comandou a vitória parcial das meninas por expressivos 17 a 8.

A vantagem, que já era confortável no primeiro tempo, chegou a dez pontos logo no primeiro minuto do segundo tempo, quando Alê Nascimento marcou seu quinto gol na partida, e a virtual vitória se transformou em um passeio. A equipe de Soubak não deixou as britânicas encostarem, apesar dos esforços da pivô Byl Lyn, destaque do time rival na segunda metade do confronto, e  chegou a abrir 24 a 12 aos 15 minutos, após mais um tento de Ana Paula.

O domínio brasileiro ficou ainda mais evidente no fim da partida, quando a equipe passou a administrar a bola e ampliou a vantagem sobre as rivais, fazendo 28 a 15 a seis minutos do fim. Sem sustos, vitória confirmada por 30 a 17 e atenções divididas entre as duas últimas partidas da primeira fase e os possíveis cruzamentos com grandes potências do esporte na próxima etapa da competição.

“Agora é definir a colocação. Quanto melhor a posição, teoricamente o melhor adversário para enfrentar. Mas não tem time fácil pelo caminho, do outro lado é a chave da morte e não vai ter adversário tranquilo”, disse a armadora Duda Amorim.

O Grupo B do torneio feminino de handebol é formado por França, Coreia do Sul, Noruega, Dinamarca, Espanha e Suécia, consideradas potências da modalidade.

*Com informações do COB | Por: Flávia Tavares.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123275 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.