Governador Jaques Wagner confirma via alternativa à Estrada do Coco

Governador Jaques Wagner confirma via alternativa à Estrada do Coco.
Governador Jaques Wagner confirma via alternativa à Estrada do Coco.
Governador Jaques Wagner confirma via alternativa à Estrada do Coco.
Governador Jaques Wagner confirma via alternativa à Estrada do Coco.

O governador Jaques Wagner confirmou a construção da via paralela à Estrada do Coco (BA-099) que visa desafogar o trânsito em Lauro de Freitas. Já estão garantidos R$ 160 milhões para a maior intervenção de mobilidade urbana já realizada no município, pleiteada pela Prefeitura. “O projeto já está pronto e vai garantir um trânsito muito mais ágil para quem vive no município. Vimos reivindicando há anos e, juntamente com o metrô, vai garantir qualidade de vida muito melhor para nossa cidade” – comemora a prefeita Moema Gramacho.

A via expressa, apelidada de Contorno de Lauro de Freitas, vai ligar a Estrada do Coco, na altura do Km 8 (Catu de Abrantes), à BA-526, desviando todo o tráfego entre o Litoral Norte e Salvador que hoje sobrecarrega o trânsito na cidade. Os 11 km de vias duplas, com duas faixas por sentido e um canteiro central, representará novo vetor de desenvolvimento para a região e dará novo acesso à cidade, por meio da Rua Dr. Gerino de Souza Filho (rua da adutora). O projeto inclui Sistema de Operação e Monitoramento, com serviço médico pré-hospitalar, socorro mecânico e Centro de Controle Operacional. O pacote de obras prevê também ligação de 6 km da Avenida Paralela ao CIA – Aeroporto (BR–526), que está sendo duplicado, contornando o bairro de São Cristovão.

Mais de 110 mil veículos passam por dia na Avenida Santos Dumont, trecho da Estrada do Coco que corta Lauro de Freitas. A expectativa é que este número seja reduzido pela metade com a inauguração do Contorno. A Avenida Santos Dumont será municipalizada e a nova via se integrará à BA-099, ficando sob responsabilidade do Governo do Estado. Segundo o governador, “o trânsito vai fluir melhor porque, seguramente, a maioria dos veículos que passam por Lauro de Freitas segue para Camaçari e Litoral Norte”. Ele ainda frisou que parte do engarrafamento da Paralela começa nas rótulas do aeroporto.

Lauro de Freitas também será contemplada com o sistema metroviário, cuja primeira etapa, que ligará o Centro (na altura da loja Insinuante) à Lapa, ficará pronta em 2015. A prefeitura quer que, posteriormente, a linha seja ampliada até Portão, limite do município com Camaçari.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9616 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).