Fiscalização da ADAB apreende quatro toneladas de produtos vegetais no Sul do Estado da Bahia

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Mais de 180 veículos vistoriados, 2500 kg de citros e 1500 kg de banana destruídos. Este foi o balanço das atividades de fiscalização realizadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, divulgadas nesta quarta-feira (29/08/2012). A ação aconteceu na última semana, na Barreira Sanitária Eduardo Freire, localizada na BR 101, divisa entre Bahia e Espírito Santo.

Durante quatro dias a equipe, composta por 15 profissionais entre engenheiros agrônomos, médicos veterinários, auxiliares de fiscalização e fiscais estaduais da Adab, fiscalizaram veículos e caminhões, visando disciplinar o trânsito vegetal e animal, coibindo o comércio de produtos clandestinos na região da coordenadoria regional de Teixeira de Freitas e impedindo a disseminação de pragas da agricultura, facilmente transmissíveis pelos frutos transportados às lavouras da região.

“As fiscalizações agropecuárias através de barreiras sanitárias são de suma importância para regiões que possuem divisas com outras unidades da federação”, ressaltou o coordenador das barreiras, Roberto Pacheco que acompanhou de perto a operação. “As barreiras devem continuar a acontecer com estrutura de operacionalização e reforço através de operações especiais trimestrais para continuidade e manutenção da disciplina do trânsito de produtos agropecuários”, frisou Pacheco.

A primeira carga apreendida continha uma tonelada de tangerina, limão e laranja, além de uma tonelada de banana, provenientes de Cariacica (ES) com destino ao município de Medeiros Neto, na Bahia. Na segunda apreensão foram interceptados 1000 kg de laranja, tangerina e 500 kg de banana da cidade de Domingos Martins (ES) para serem comercializadas em Teixeira de Freitas. A terceira ação apreendeu 400 kg de laranja e 600 kg de banana, vindas de Cariacica com destino a Porto Seguro. Todas as cargas estavam desacompanhadas da documentação sanitária exigida por lei para o trânsito interestadual e por isso foram imediatamente destruídas.

Durante as fiscalizações a equipe também flagrou dois veículos transportando embalagens vazias de agrotóxicos e afins em reuso. As 38 bombonas plásticas apreendidas foram inutilizadas e encaminhadas ao posto de recebimento de embalagens vazias localizado no município de Teixeira de Freitas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108687 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]