Feira de Santana: Exposição no CUCA dialoga com obra do crítico Frank O’Hara

Francis Russell OHara, conhecido como Frank O'Hara (Baltimore, 27 de março de 1926 - Long Island, 25 de julho de 1966) foi um poeta, crítico e dramaturgo dos Estados Unidos, que formou o grupo fundador da chamada Escola de Nova Iorque, juntamente com John Ashbery e Kenneth Koch.
Francis Russell OHara, conhecido como Frank O'Hara (Baltimore, 27 de março de 1926 - Long Island, 25 de julho de 1966) foi um poeta, crítico e dramaturgo dos Estados Unidos, que formou o grupo fundador da chamada Escola de Nova Iorque, juntamente com John Ashbery e Kenneth Koch. O objetivo deste grupo era estabelecer um ponto de encontro entre o teatro, pintura, poesia e música, um denominador comum para seus temas e também uma linguagem comum. Foi curador do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque nos anos de 1960, mas abandonou o cargo para dedicar-se integralmente à literatura. Parte da poesia do autor foi publicada em colaboração com artistas visuais e obras suas escritas em verso foram criadas para o teatro, representadas em teatros de vanguarda. Apesar de escrever poesia quase todos os dias de sua vida adulta e de considerar a poesia um território para a diversão dos leitores, sua obra somente se tormou mais popular após a sua morte.

O Centro Universitário de Cultura e Arte, através da Galeria de Arte Carlo Barbosa, abre às 20 horas desta quinta-feira (16/08/2012), a exposição coletiva “Tomar Coca-cola com Você”. A mostra, que parte do poema de mesmo nome do poeta, crítico e dramaturgo norte-americano Frank O’Hara, reúne obras em diversas linguagens de Carol Belmondo, Helaine Ornelas, João Oliveira, Márcio Junqueira, Laís Guedes, Nara Dourado e Tami Oliveira.

Por meio do desenho, da pintura, da fotografia, da gravura e da performance, os artistas articulam o conceito de transcontextualização e fazem correlatos das experiências de vida para preencher campos e recontextualizar o texto original de O’Hara, poeta pouco conhecido no Brasil, mas que foi fundamental na lírica pós-guerra norte-americana.

“Nesse projeto, as obras foram criadas unindo as nossas experiências e também as nossas expectativas através das várias formas de se comunicar e interagir”, explicou um dos expositores, o artista João Oliveira. A mostra ficará aberta até o dia 6 de setembro e em seguida ficará exposta na Galeria de Arte Caetano Veloso, em Santo Amaro da Purificação.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108777 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]