Escola municipal de Feira de Santana tem nota seis e obtém o melhor resultado no Índice de Desempenho da Educação Básica

É da rede municipal de ensino a escola pública com resultado mais alto no Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) 2011, divulgado na última terça-feira (14/08/2012) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Centro de Educação Básica é mantido em regime de parceria pela Universidade Estadual de Feira de Santana e a Secretaria Municipal de Educação. Outras 28 escolas municipais comemoram o resultado positivo, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para 2011.

O Centro de Educação Básica obteve melhor avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental (a antiga 4ª série, hoje 5º ano). A escola obteve nota 6.1 e superou a meta prevista pelo MEC que era de 6.0.

Seguindo o ranking, depois da Escola Básica, entre as três escolas públicas melhor avaliadas aparece na sequência outra da rede municipal, a Escola Doce Lar da Criança que ocupa o 3º lugar, com média 5.2. O segundo lugar ficou com o Colégio da Polícia Militar Diva Portela que obteve média de 5.4.

Ainda no quesito ensino fundamental séries iniciais, muitas outras escolas da rede municipal atingiram a meta prevista pelo MEC para 2011: a Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo (antigo Caic) atingiu 4.,9 quando a perspectiva era de 4.4. Desde 2005, quando o IDEB começou a ser examinado, o desempenho dessa escola cresce a cada biênio – o primeiro foi 3.6; logo, 3.8; 4.7 e agora 4.9.

Outra unidade de ensino com desempenho sempre crescente é a Escola Municipal Comendador Jonathas Teles de Carvalho. Considerada referência na qualidade de ensino, a escola obteve ao longo da avaliação do MEC os índices: 2.5; 3.1; 3.6 e em 2011, 4.0, quando a meta era de 3.3. Em todas as medições, a escola superou a expectativa do índice.

Outra escola da rede com desempenho semelhante é a Antonio Eloi da Costa, com os seguintes resultados ao longo dos quatro biênios: 2.7; 3.8; 3.9; e 3.5 no último exame. Embora esta última avaliação implique num retrocesso, a escola superou a meta do MEC para o período que era 3.5.

Da mesma forma se destaca a Escola Municipal Dr. João Duarte Guimarães que foi avaliada inicialmente com 2.6 em 2005 e que vem obtendo resultados progressivos: 3.4; 3.5 e 3.6 no último exame, sempre superando a perspectiva do Ideb. O Colégio Municipal Joselito Amorim saiu de 3,4 para 4,0, quando sua meta era 3.6 em 2011,

Na avaliação do secretário municipal de Educação, José Raimundo Azevedo, essa resultado progressivo cada vez mais positivo é fruto do investimento feito nos últimos anos para a garantia de uma educação pública de qualidade. “Nossa gestão reconhece cada vez mais a importância da educação para a comunidade de Feira de Santana e investe na valorização de professores e gestores que atuam nas escolas públicas municipais. A perspectiva é de que as nossas escolas melhorem cada vez mais”, atesta o secretário.

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no ano de 2007; a proposta é reunir no mesmo indicador o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e nas médias de desempenho nas avaliações do Inep, da Prova Brasil e do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Melhorias para o bairro George Américo

Seja na educação, saúde ou esporte, o bairro George Américo sempre é contemplado com melhorias executadas pelo Governo Municipal. Nos últimos dias o campo de futebol da localidade, situado na rua Aerolíneas Espanha, tem sido totalmente recuperado; e as obras do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II) continuam em ritmo acelerado.

O prédio anexo à policlínica já recebeu piso de alta resistência, forro de gesso, blindagem na sala de raio-x, portas, janelas e instalações hidráulicas e elétricas. Os serviços estão sendo executados pela empresa T & F Construções e Empreendimentos Ltda. O novo centro é uma extensão do consultório odontológico da Policlínica do bairro.

A previsão da gerente da policlínica, Carmen Novaes, é que a obra seja entregue até o final do mês de agosto. “O setor já está todo organizado para o funcionamento de 10 consultórios odontológicos. Os três dentistas que já trabalham aqui em regime de escala vão fazer a triagem dos pacientes e encaminhá-los para os alunos da Uefs também atendê-los”, detalha.

Além dos 10 consultórios odontológicos, O CEO II contará com Centro de Esterilização de Materiais, salas de raio-x, coleta e de compressão, escovódromo e farmácia. “Vai facilitar bastante o atendimento da população. Acredito que a nossa demanda vai triplicar depois que o CEO II estiver em funcionamento porque já temos uma demanda muito crescente”, ressalta a gerente.

A outra unidade CEO encontra-se localizada no bairro Kalilândia. Os Centros de Especialidades Odontológicas oferecem suporte às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, que oferecem procedimentos básicos de odontologia.

Movimentação intensa na 5ª Feira do Livro

O terceiro dia da 5ª edição da Feira do Livro foi bastante movimentado. Na tarde desta quinta-feira (16/08/2012), a Arena Celeste Cerqueira foi palco para os contadores de histórias Augusto Pessôa e Dagmar Manchon. O evento teve ainda apresentação circense e leitura de poesias.

Augusto narrou as histórias do “João sem medo” e “O sapo e a princesa”. Ele conta que não é a primeira vez que participa do festival e revela estar surpreso com a presença maciça do público. “Para todos os lados que eu olhava, tinha crianças e adolescentes. É muito gostoso porque eles participam, questionam, interagem”, acrescenta.

César dos Santos levou a filha, Gabrielle, de 8 anos para visitar os stands da Feira e elogia: “É muito bom ter um festival assim em Feira de Santana e, como ela gosta muito de ler, eu fiz questão de trazê-la”.

Na Praça do Cordel Luiz Gonzaga, o repentista José Franscisco se apresentou e brincou com os que passavam e acompanhavam. Neste espaço, um grupo de 12 cordelistas, contadores de causos, repentistas e folheteiros se revezam para o entretenimento do público durante o dia.

“Durante a semana, a maioria dos visitantes são estudantes de escolas municipais, estaduais e da rede privada, que vem em conjunto para conhecer a Feira. São crianças desde as séries iniciais até jovens, nos últimos anos de curso, todos muito interessados e curiosos pelos stands e apresentações”, explica Rita Brêda, coordenadora do evento.

Promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Feira do Livro conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (Seduc). O evento prossegue até este domingo (19/08/2012), na praça João Barbosa de Carvalho (praça do Fórum). Confira a programação para os próximos dias através do link: www2.uefs.br/feiradolivro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112811 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]