PLANTEQ abre inscrições para novos cursos em Feira de Santana

Oferecer aos jovens a oportunidade de formação e capacitação profissional, transformando o caminho em busca do ingresso no mercado de trabalho mais fácil. Esta é a proposta do Governo Municipal, que inicia nesta quinta-feira (09/08/2012) o período de inscrições para os cursos do PLANTEQ (Programa de Qualificação Social e Profissional). A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Serão 122 vagas distribuídas em quatro cursos.Nesta quinta-feira (09/08) serão realizadas as inscrições para os cursos de Operador de microcomputador e Auxiliar de escritório informatizado. Serão 30 vagas para cada um dos cursos, que poderão ser cursados por jovens com idade entre 16 e 29 anos. Já na sexta-feira (10/08), serão oferecidas vagas para os cursos de Promotor de vendas (30 vagas) e Auxiliar de costura (32 vagas). Este último direcionado para jovens maiores de 18 anos.

Os interessados devem comparecer a Casa do Trabalhador munidos de original e xerox do RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de residência escolaridade (no mínimo fundamental completo). Haverá distribuição de senhas às 7 horas, para o turno matutino, e às 12 horas para a matrícula no turno vespertino. A Casa do Trabalhador está localizada Rua Castro Alves, 894, Centro.

No próximo dia 15 de agosto, às 7 horas, serão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Serão disponibilizadas 210 vagas distribuídas entre os cursos de Jardinagem, Representante Comercial, Cuidador Infantil, Operador de Telemarketing, Costureira, Cuidador de Idosos, Recepcionista, Vendedor e Soldador.

Entrega de nova escola no Candeal II

O Governo Municipal entrega nesta sexta-feira (10/08) mais uma importante realização no setor da educação. A Escola Municipal Joaquim Pereira dos Santos, localizada no povoado de Candeal II, distrito de Matinha, ganhou novas instalações e será entregue à comunidade às 8 horas.

Com a entrega da unidade, os 256 alunos vão passar a contar com ambiente digno para estudar, deixando para trás a casa de farinha onde as aulas eram ministradas. A Escola Municipal Joaquim Pereira dos Santos, fundada em 1986, oferece ensino da Educação Infantil ao 5º ano e Ensino para Jovens e Adultos (EJA) nos turnos matutino, vespertino e noturno.

O novo prédio dispõe de seis amplas salas de aula, biblioteca, salas de oficina de computação e de audiovisual, cantina, cozinha, secretaria, auditório, além de sanitários. Ao todo, serão 980 metros quadrados na nova estrutura. Para execução da obra, o Governo Municipal investiu recursos próprios da ordem de R$ 665 mil.

Escola Comunitária visita órgãos públicos

Os alunos do 4º ano da Escola Comunitária Luiz Alberto, situada no bairro Jardim Cruzeiro, participaram do projeto “Eleições Cidadãs nas Escolas”, que tem o objetivo de ensinar às crianças como funcionam as áreas jurídicas e legislativas em Feira de Santana.

O projeto foi encerrado na manhã desta quarta-feira (08/08/2012), com uma visita aos órgãos públicos municipais. O professor da turma, Argeu Reis, ressalta que o principal objetivo é formar cidadãos mais conscientes no futuro.

Os 32 alunos que tem entre 8 e 11 anos de idade conheceram nesta manhã a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Biblioteca Municipal e Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa contou com o apoio do Governo Municipal, que cedeu o ônibus para o transporte dos estudantes.

Primeiros inscritos no casamento coletivo

O casamento coletivo tem sido uma boa oportunidade para casais de diferentes idades oficializarem a união gratuitamente. Seja solteiro, divorciado ou viúvo, todos eles querem regularizar sua situação independente da idade ou tempo de união. Para aproveitar esta chance só é necessário inscrever-se e apresentar os documentos necessários.

O cadastro está sendo realizado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO), localizada na avenida Getúlio Vargas, 3.417, Santa Mônica, das 7h30 às 13h30, e deve terminar no dia 19 de setembro, conforme a chefe da Divisão de Relações Institucionais da SEDESO, Maria Lícia Mota.

Para inscrever-se é necessário apresentar cópia autenticada da Certidão de Nascimento (2ª via 2012), do comprovante de residência atual, cópia da Carteira de Identidade e CPF, e estar acompanhado por duas testemunhas.

A primeira noiva inscrita no Projeto Família Cidadã, desenvolvido através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Poder Judiciário, foi a consultora de vendas Marília Oliveira, 23 anos. “Moro com meu marido há 2 anos e já estávamos pensando em nos casar no fórum. Mas com essa oportunidade de fazer tudo gratuito será muito melhor”, disse.

Já o aposentado e divorciado Laudelino Ferreira, 74 anos, convive com Lúcia Dalva Nery, 53 anos, há 9 meses. “Em obediência à nossa igreja decidimos nos casar. O casamento coletivo é uma boa oportunidade de oficializar nossa união sem nenhum custo”, considera.

Se um dos nubentes for viúvo (a) é necessário entregar cópia autenticada de Certidão de Casamento (2ª via 2012), da Certidão de Óbito (2ª via 2012), do Formal de Partilhas (se houver bens), do comprovante de residência, Certidão negativa do 1º e 2º Ofício e estar acompanhado por duas testemunhas.

Esta é a 10ª edição do casamento coletivo. Nos anos anteriores o projeto legalizou a união de 2.418 casais entre os anos de 2002 e 2011.

Município é destaque na área tecnológica

Os avanços alcançados na área tecnológica em Feira de Santana foram destacados pelos membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, durante visita aos equipamentos públicos do Município, na manhã desta quarta-feira (08/08/2012). Eles conheceram os serviços desenvolvidos através do Programa Feira Cidade Digital.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Celso Pereira, avaliou positivamente a iniciativa. “É de extrema importância que os membros conheçam de perto as ações que são desenvolvidas pelo Governo Municipal. Queremos também descobrir como a comunidade tem recebido estes investimentos que são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade”, ressalta.

Salomão Gomes, representante da Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB), destacou os investimentos nos Centros Digitais. “Fiquei muito feliz por conhecer de perto o desenvolvimento do Programa Feira Cidade Digital. Para mim foi uma boa surpresa comprovar que o Município está muito além na área tecnológica em comparação a outras grandes cidades”, afirma.

Para Ilton Souza Dantas, representante da UEFS, a Central de Vídeo Monitoramento é uma das grandes conquistas na área de segurança pública. “Estou muito contente de ver como Feira de Santana cresceu consideravelmente nos últimos anos”. Já o representante do Centro Industrial do Subaé, Carlos Alberto Cerqueira, demonstrou grande satisfação ao conhecer o Programa Saúde Digital. “É impressionante ver como é feito o cadastro dos pacientes, e ver como todas as informações estão interligadas ao sistema”, destaca.

O diretor presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Cezar Orrico, também esteve presente durante a visita aos equipamentos e destacou os investimentos realizados na educação saúde e infraestrutura do município. “Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil a implantar e executar programas de tamanha relevância para o país e o mundo”, frisa.

Na oportunidade foram visitados o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, Central de Vídeo Monitoramento, da Secretaria de Prevenção a Violência e Direitos Humanos (SEPREV); Posto de Saúde da Família (PSF), e o Centro Digital Drance Mattos de Amorim, ambos localizados no bairro Baraúnas.

*Com informações da PMFS

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]