Feira de Santana: Exposição itinerante ‘Museus da Bahia: Identidade e Territórios’ ocorre no Centro de Cultura Amélio Amorim

População da região metropolitana de Feira de Santana pode apreciar a Exposição itinerante Museus da Bahia no CCAAm.
População da região metropolitana de Feira de Santana pode apreciar a Exposição itinerante Museus da Bahia no CCAAm.

A partir do dia 03 de setembro de 2012, o Centro de Cultura Amélio Amorim, localizado em Feira de Santana, abriga a exposição itinerante Museus da Bahia: Identidade e Territórios. A mostra é uma realização da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Centro de Cultura e fica em cartaz até 28 de setembro, das 8h às 21h. A entrada é gratuita.

Idealizada pelos museólogos Guilherme Figueiredo e Ana Cristina Coelho, a exposição apresenta o perfil dos museus vinculados à estrutura da DIMUS e das 217 instituições museais mapeadas no estado. São 23 painéis que, através de mapas, fotografias e dados estatísticos, evocam o patrimônio integral de 25 territórios de identidade baianos. O total de municípios com espaços museais, situação quanto ao funcionamento e a distribuição dos museus no estado são algumas das informações apresentadas. No território Portal do Sertão, que inclui Feira de Santana e mais 16 municípios, foram mapeados sete espaços museais.

Em Salvador, a exposição Museus da Bahia: Identidade e Territórios já foi apresentada no Centro de Convenções, durante a 10ª Bienal do Livro da Bahia, na Praça Municipal, por ocasião da 10ª Semana de Museus, e em escolas dos bairros de Cajazeiras e Itapuã. A mostra também já circulou por Ilhéus e Vitória da Conquista e nos meses de novembro e dezembro será montada em Jequié e Porto Seguro.

O Centro de Cultura Amélio Amorim fica situado na Av. Presidente Dutra, 2222, Capuchinhos, Feira de Santana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 3625-0572.

Agenda

O que: Exposição itinerante Museus da Bahia: Identidade e Territórios
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 2222, Capuchinhos, Feira de Santana.

Quando: Abertura dia 03 de setembro. Visitação até 28 de setembro, das 8h às 21h. Tel: (71) 3117-6381 (DIMUS). (75) 3625-0572 (Centro de Cultura Amélio Amorim).

Gratuito

Programação para a Celebração de Abertura da Exposição Itinerante Museus da Bahia: Identidade e Territórios

19h – Abertura com apresentação do Ponto de Cultura e intervenção circense

        Elizete (Ponto de Cultura  Cultura Mais Circo)

19h40 – Mesa Temática: Museus da Bahia: Identidade e Territórios

            Representante da DIMUS (Sílvia Santana)

            Representante do CUCA/UEFS (Cristiano Silva Cardoso)

            Representante Macroterritorial Norte (Aloma Galeano)

19h50 – Encerramento com Roda de Capoeira

            Mestra Nena e Associação Cultural de Capoeira São Francisco

19h às 21h30 – Exposição e comercialização de produtos alimentícios do Centro Público de Economia Solidária da Bahia/CESOL

                       Genildes Ramos Cardoso/CESOL e Thaise Lima Pinto/CODES/SEPLAN

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9318 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).