PMFS: Guarda Municipal realiza Operação Estrela Guia; conquistas na área social são destaque do Governo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Visando garantir a segurança dos estudantes do turno noturno na zona rural de Feira de Santana, bem como coibir práticas de violência e vandalismo dentro do transporte escolar, a Guarda Municipal iniciou na ultima quinta-feira (09/08/2012) a Operação Estrela Guia. São 20 homens que atuam todas as noites realizando rondas nos veículos.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, a medida atende a uma solicitação da própria comunidade estudantil. “Muitos vândalos estavam infiltrados dentro dos veículos que fazem o transporte escolar para os distritos feirenses, ameaçando e colocando em risco o bem estar e a segurança dos alunos”, explicou.

A Operação Estrela Guia já foi realizada nos veículos que trafegam para os distritos de Maria Quitéria, Matinha e Tiquaruçu. “Foram encontrados dois cachimbos de crack e um canivete”, informou Marcos Vinicios.

O comandante da Guarda Municipal ressalta que as atividades são um prolongamento da Operação Paz Nas Escolas, também desenvolvida pela instituição. “Já conseguimos reduzir os índices de violência nas escolas em 90%. As ocorrências que chegavam até oito diariamente, agora são uma média de duas por mês”, avalia.

Participam da Operação Estrela Guia os 60 prepostos do grupo especial da Guarda Municipal. As rondas estão sendo feitas entre as 21 horas e 22h20, o horário em que os alunos do noturno estão deixando as salas de aula e retornando para casa.

Conquistas na área social são destaque do Governo

O Governo Municipal promoveu significativas conquistas na área da Assistência Social em Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO). O Município conta atualmente com 14 Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) montados nos bairros George Américo, Fraternidade, Baraúnas, Mangabeira, Pampalona, Feira IX, Santo Antonio dos Prazeres, Lagoa Grande, Jussara, Rua Nova, Aviário, Queimadinha e nos distritos de Humildes e Maria Quitéria.

Além de mais três Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), instalados no bairro Lagoa Grande, Baraúnas, e Kalilândia. As melhorias e ampliações dos equipamentos municipais, a exemplo da sede do Programa Bolsa Família, também foram algumas das metas cumpridas pela administração pública municipal. O Programa Bolsa Família beneficia atualmente 51 mil famílias no Município.

Promover a inclusão social para as pessoas que utilizam a rua como espaço para moradia ou trabalho. Foi com este objetivo que em 2011 o Governo inaugurou o Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População em Situação de Rua (CREAS Pop) – Elizabeth Gomes Martins, destacando-se como o único equipamento público com esse perfil na Bahia.

Oportunizar profissionalização para jovens e adolescentes ingressarem no mercado de trabalho é uma das propostas do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (CICAF). Em 2011, 48 alunos conseguiram ingressar no ensino superior, através do Pré Vestibular Cidadão, jovens e adultos são preparados anualmente para disputar vagas de várias instituições públicas e particulares de ensino superior.

Neste ano mais de mil jovens estão sendo assistidos pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM Urbano). A proposta do programa é promover a inclusão dos jovens que deixaram a escola sem concluir o Ensino Fundamental. O sonho de oficializar a união matrimonial pode ser concretizado através do casamento coletivo, que faz parte do Projeto Família Cidadã. Até então já foram oficializados 2.243 casamentos.

Outro ganho significativo na área social foi a implantação do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), que tem a proposta de atender mulheres que sofram de algum tipo de violência. O equipamento servirá de base para a instalação da Casa de Abrigo para Mulheres, projeto que já foi aprovado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do Governo Federal.

Semana da Saúde do Homem inicia nesta segunda

Uma maior oferta dos serviços de saúde direcionados ao público masculino será disponibilizada pelo Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), que realiza a partir desta segunda-feira (13/08/2012) mais uma edição da Semana da Saúde do Homem. Com o tema “Homem que se cuida vive mais”, a campanha visa conscientizar os homens acerca da importância de buscarem os serviços de saúde, fazendo esporadicamente exames de rotina.

O evento terá abertura às 8 horas, com a apresentação da palestra sobre o tema central do evento, que será abordado pela coordenadora de enfermagem do CMPC, Maria Caroline Oliveira. A campanha prossegue até o dia 24 de agosto, ofertando serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de coleta de PSA e ultrassonografia da próstata, ambos necessários para se detectar o câncer de próstata.

De acordo com a coordenadora do CMPC, Liamara Oliveira, os atendimentos ao público feminino serão mantidos e a expectativa é de que durante a campanha cerca de cem homens sejam atendidos. “Esperamos obter o mesmo êxito da edição anterior. Graças à campanha realizada em 2011, passamos a registrar um significativo aumento na demanda masculina. A procura dos serviços de saúde pelos homens agora já é uma realidade aqui no CMPC”, revela.

As ações empreendidas na campanha fazem parte da Política Nacional de Saúde do Homem, que tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina com faixa etária entre 20 a 59 anos aos serviços de saúde. O evento contará com a participação das equipes do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) e do Centro de Referência Municipal (CRM) DST/HIV/AIDS.

Manifestações folclóricas no Dona Zazinha

As comemorações do Dia do Folclore vão além do dia 22 de agosto em Feira de Santana. O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira terá no próximo dia 24 uma manhã voltada exclusivamente para a cultura regional. Comidas típicas e apresentações culturais farão parte da prévia para a XIII Caminhada do Folclore, que será realizada no dia 26.

O cardápio da manhã será composto por cuscuz de tapioca, pipoca e arroz doce. Haverá desfile de personagens típicos do folclore brasileiro, como Iara e Saci, e também serão contadas parlendas e “o que é, o que é”. Segundo a coordenadora da unidade, Aisile Andrade, esta é mais uma data comemorativa para estabelecer a convivência entre todos que frequentam o centro.

O grupo do Samba de Roda do Centro Dona Zazinha,que se apresenta na Caminhada desde 2005, já está se preparando para mais uma participação e o ritmo dos ensaios segue acelerado. “Estamos muito animados para a apresentação desse ano, nós temos 65 pessoas envolvidas nesta exposição”, explica a professora Gilcionete Oliveira, que ministra aulas de alfabetização para os idosos e coordena o grupo de samba.

O Centro de Convivência oferece atendimento com psicólogo, assistente social e técnico em enfermagem. São oferecidos serviços como aulas de ginástica, alongamento, artesanato, dança de salão, oficinas de pintura, bordado e alfabetização, salão de beleza, além do cinema. A instituição atende mais de 300 idosos.

Dia dos Pais no Parque da Cidade

O Dia dos Pais atraiu um grande número de famílias ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, situado no bairro Feira VII. Mesmo com o tempo nublado, um passeio no parque foi uma boa opção para proporcionar lazer entre pais e filhos.

Alessandro Souza Silva trouxe suas filhas Flávia Alessandra e Fernanda Beatriz, de 10 e 7 anos, respectivamente, para aproveitar o domingo em família.

“Sempre venho ao Parque da Cidade e este domingo decidi dar um passeio antes de levar as crianças para almoçar com o avô”, afirmou. Para Flávia Alessandra este domingo é diferente dos demais. “É muito bom poder passar o Dia dos Pais com o meu pai, aproveitando a natureza”, destacou.

Já Danilo Andrade Ferreira trouxe os gêmeos de três anos e o caçula de um ano e meio para passear. “O Parque da Cidade é uma boa opção de lazer que proporciona muitos bons momentos em família”, ressaltou.

O diretor do Parque da Cidade, Ricardo Brandão Correia, o fluxo de pessoas deve aumentar no período da tarde. “Normalmente recebemos muitos visitantes após as 10 horas da manhã, mas como as famílias devem almoçar juntas em virtude do Dia dos Pais, o número de pessoas deve se intensificar a tarde, após o almoço”, avalia.

Além do ambiente de natureza, o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho oferece ao público atrativos como pedalinho, quadra de esportes, parque infantil, pista de Cooper, quiosques, paintball e pista de kart.

Igreja Adventista na luta contra a violência

Visando conscientizar a população sobre os vários tipos de violência, que tornam vítimas principalmente as mulheres, crianças e idosos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) do bairro Tomba, através do Ministério de Mulheres, vai promover mais uma edição da campanha “Quebrando o Silêncio”. O evento acontecerá no dia 25 de agosto (sábado), a partir das 14h, com passeata pelo bairro, seguida da apresentação de palestras, às 16h, no próprio templo.

De acordo com a diretora do Ministério de Mulheres, Carmelita Teixeira, a campanha já faz parte da rotina de trabalhos sociais das IASD e vem sendo realizada anualmente. “O nome da campanha – Quebrando o Silêncio – já conota a abordagem do tema violência. Porém, neste ano, o bullying também estará em foco na passeata, pois ao nosso redor existem crianças sendo vítimas sofrendo caladas, e com medo. A violência contra a criança, a mulher e o idoso têm sido combatidas pela campanha”, ressalta.

Durante a passeata, membros da IASD irão distribuir folhetos informativos sobre todos os tipos de violência que a campanha tem combatido. “Queremos convidar a comunidade a participar do evento, abraçando a causa e lutando conosco contra a violência”, conclama Carmelita Teixeira.

Palestras sobre Traumas da Violência e Bullying serão ministradas pela psicóloga Betânia Boaventura. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. A IASD do Tomba está localizada na Rua Gêmeos, nº 125.

*Com informações da PMFS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113584 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]