ANJ lança alerta por aumento de violência contra jornalistas no Brasil

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.


As 12 mortes violentas de jornalistas registradas no Brasil entre agosto de 2010 e julho de 2012 levaram a Associação Nacional de Jornais (ANJ) a declarar estado de “alerta especial”, informou a EFE. O alerta foi lançado na abertura do 9º Congresso da ANJ, na segunda-feira, 20 de agosto, em São Paulo.

No relatório, a ANJ também cita o aumento do número de ataques contra jornalistas e violações da liberdade de expressão no país, acrescentou o site Paraná Online. Decisões judiciais que impediram a publicação de notícias e reportagens por alguns veículos também foram mencionadas pela organização como um dos fatores para o alerta. “A censura prévia por via judicial é uma ofensa ao princípio maior da liberdade de expressão definido pela Constituição”, disse a ANJ.

Apenas em 2012, foram assassinados sete jornalistas no Brasil. O caso mais recente foi a morte do comentarista esportivo Valério Luiz, em Goiás. Não à toa, portanto, o país figura entre os mais perigosos para jornalistas numa pesquisa do International News Safety Institute (INSI) divulgada no início de agosto.

*Com informações de Isabela Fraga, Centro Knight.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]