UEFS recebe as chaves do prédio da Associação dos Ex-Combatentes

UEFS recebe as chaves do prédio da Associação dos Ex-Combatentes.
UEFS recebe as chaves do prédio da Associação dos Ex-Combatentes.
UEFS recebe as chaves do prédio da Associação dos Ex-Combatentes.
UEFS recebe as chaves do prédio da Associação dos Ex-Combatentes.

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (20/07/2012), o presidente da Associação dos Ex-Combatentes, Antônio Moreira Ferreira, entregou as chaves do prédio da sede da entidade ao reitor José Carlos Barreto. O ato simbolizou a doação do imóvel à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), oficializada desde maio deste ano.

O prédio, situado na Praça dos Ex-Combatentes, bairro Ponto Central, em Feira de Santana, abrigou, durante décadas, a associação dos pracinhas que serviram à Força Expedicionária Brasileira (FEB). Muitos deles batalharam contra exércitos nazistas em terras italianas durante a 2ª Guerra Mundial.

Agora, a Uefs vai utilizar o prédio como uma unidade de extensão para as atividades desenvolvidas pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). De início, está prevista a realização de cursos de dança, teatro, artes plásticas e música.

“A doação representa um ganho para a Universidade e chega em um momento de desenvolvimento da Instituição que este ano completou 36 anos. É um espaço interessantíssimo para os projetos na área cultural”, destacou o reitor  José Carlos Barreto.

O presidente da Associação dos Ex-Combatentes, Antonio Moreira Ferreira, disse que a doação representa “a realização de um sonho de 15 anos e a imortalidade daqueles que lutaram 2ª Guerra”, referindo-se aos cuidados que serão dispensados pela Universidade ao histórico imóvel e seus pertences. Neste sentido, a Uefs vai criar o Memorial dos Ex-Combatentes com livre acesso do público e de pesquisadores que terão à disposição os documentos da entidade.

Estiveram presentes na solenidade o chefe da Procuradoria Jurídica da Uefs, Helder Alencar; a diretora do Museu Casa do Sertão e Centro de Estudos Feirenses, Cristiana Barbosa de Oliveira Ramos; o chefe da Unidade de Infra-estrutura e Serviços (Uninfra), Fábio Silva Brito, e a prefeita do Campus Universitário, Mariza Pereira dos Santos.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9382 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).