Secretário Cézar Lisboa acompanha comitiva da presidenta Dilma Rousseff em Maragojipe

Perspectiva ilustrada do Estaleiro Enseada do Paraguaçu.
Perspectiva ilustrada do Estaleiro Enseada do Paraguaçu.
Perspectiva ilustrada do Estaleiro Enseada do Paraguaçu.
Perspectiva ilustrada do Estaleiro Enseada do Paraguaçu.

O secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, acompanhará, junto com o governador Jaques Wagner e outros secretários, a presidenta Dilma Rousseff no lançamento da pedra fundamental da obra do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, nesta sexta-feira (13/07/2012), às 10h, em Maragojipe. Em seguida, participará também da cerimônia de lançamento da Plataforma P-59, da Petrobras.

Considerado um dos maiores do setor no país, o Estaleiro ocupará uma área de cerca de 1,6 milhão de m², dos quais 400 mil serão destinados à preservação ambiental. O Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que deve iniciar suas operações em 2014, está localizado na Foz do Rio Paraguaçu, no município de Maragojipe.

Os investimentos no estaleiro são da ordem de R$ 2 bilhões e sua carteira de contratos inclui clientes como Petrobras e Sete Brasil. Quando estiver operando, à plena capacidade, o estaleiro poderá processar até 36 mil toneladas de aço por ano, construindo navios de altíssima especialização e como sondas de perfuração que poderão ser fabricadas simultaneamente.

A P-59 é uma plataforma de perfuração do tipo auto-elevatória, com capacidade para operar em alta pressão e alta temperatura. Ela retoma a produção nacional deste modelo de plataforma, que não era construída no Brasil há mais de 30 anos.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9318 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).