Santo Antônio de Jesus sedia 1º Fórum de Comunicação do Recôncavo e Workshop do SUS

Santo Antônio de Jesus sedia 1º Fórum de Comunicação do Recôncavo e Workshop do SUS.
Santo Antônio de Jesus sedia 1º Fórum de Comunicação do Recôncavo e Workshop do SUS.
Santo Antônio de Jesus sedia 1º Fórum de Comunicação do Recôncavo e Workshop do SUS.
Santo Antônio de Jesus sedia 1º Fórum de Comunicação do Recôncavo e Workshop do SUS.

Profissionais da área de comunicação de diversos veículos da região de Santo Antônio de Jesus participarão no dia 28 de julho (2012), a partir das 8h30, do Workshop “SUS para Comunicadores” e do I Fórum de Comunicação do Recôncavo Baiano. Os eventos são uma realização conjunta das secretarias da Saúde(Sesab) e de Comunicação do Estado(Secom), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia(Sinterp-Ba), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia(Sinjorba) e Associação Bahiana de Imprensa(ABI). O encontro tem por finalidade debater os principais aspectos que dizem respeito à comunicação na sociedade da era da informação, mídia, eleições e saúde pública. O encontro acontece no auditório do Hotel Ilha Bela. As inscrições são gratuitas. Mais informações: [email protected]

Fórum de Comunicação

Promovido pelo Sinterp-Ba, o I Fórum de Comunicação do Recôncavo Baiano abordará os temas “Comunicação na era digital”, “O rádio na era digital e “Mídia e eleições”. As discussões serão conduzidas pelo coordenador de Rádio da Secom, Edmundo Filho, com palestras do radialista Dilton Coutinho, da jornalista Cesaltina Lélis, da diretora de Controle da Secretaria da Saúde do Estado, Conceição Benigno, e do diretor da Associação Baiana de Imprensa e presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital(ABJD), Ricardo Luzbel.

O Fórum tem como objetivo capacitar os profissionais da região para os novos desafios da era contemporânea na área da comunicação, bem como aperfeiçoar a abordagem de temas de interesse público e apresentar as experiências vencedoras no ambiente da internet e do rádio na Bahia. Também será uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre a legislação eleitoral e as orientações de como os veículos podem ampliar a sua cobertura na disputa de 2012.

Workshop

Para esta primeira turma do workshop realizada no interior do estado, foram convidados comunicadores dos principais veículos da região do Recôncavo. O workshop já foi realizado em Salvador, no dia 25 de maio, quando foram convidados 50 profissionais de comunicação. A intenção é qualificar ainda mais a produção da notícia com maior precisão para a população e a orientando melhor a mídia sobre a participação na construção do SUS, acesso e oferta de serviços existentes.

Serão abordados temas como o financiamento do SUS, responsabilidades dos governos, organização e estruturação dos sistemas de saúde, atuação do controle social, sistemática da assistência, legislação que regulamenta o SUS e pactuação entre os municípios para oferta de serviços.

Na oficina, serão feitas exposições dos temas e debates sobre os assuntos, buscando uma discussão entre todos os participantes. A expectativa é que dentro de um ano grande parte dos profissionais que atuam na imprensa possam passar pelo workshop. Os participantes do evento serão certificados pela Universidade Aberta do SUS e Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia.

Programação

8h30 – Abertura

8h40 – Dilton Coutinho “O Rádio na Era Digital”

9h20 – Cesaltina Lélis “Mídia e Eleições”

10h – Coffe Break

10h20 – Ricardo Luzbel e Edmundo Filho “Comunicação na Era Digital”

11h – Debate

12h – Almoço

14h – Workshop “SUS para Comunicadores” Conceição Benigno

17h – Encerramento e Entrega de Certificados

Sobre Carlos Augusto 9514 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).