Restaurantes parceiros da agricultura familiar ganham prêmio em Salvador

Restaurantes parceiros da agricultura familiar ganham prêmio em Salvador.
Restaurantes parceiros da agricultura familiar ganham prêmio em Salvador.
Restaurantes parceiros da agricultura familiar ganham prêmio em Salvador.
Restaurantes parceiros da agricultura familiar ganham prêmio em Salvador.

Dia do agricultor familiar, o próximo 25 de julho de 2012 será especial para alguns restaurantes de Salvador. Nesta data, a Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e a seccional baiana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/BA) irão certificar e premiar os estabelecimentos que apostaram na Agricultura Familiar em 2011. A entrega do prêmio Responsabilidade Social com Agricultura Familiar da Bahia acontece durante o 2º Festival Sustentável, no Restaurante Baby Beef Bahia, a partir das 20h. Serão agraciados com a premiação os donos de restaurantes que optaram por ter entre seus fornecedores cooperativas agrícolas da Bahia, valorizando e fortalecendo assim a agricultura familiar do interior do estado.

A certificação é fruto de um termo de parceria celebrado entre Seagri e Abrasel, em fevereiro deste ano, com objetivo de unir esforços para que bares e restaurantes de Salvador e interior da Bahia passassem a adquirir produtos provenientes de cooperativas agrícolas da agricultura familiar. Assim, todo estabelecimento que comprou produtos da agricultura familiar em 2011, no valor de R$ 6 mil, vai receber um prato feito em porcelana, como símbolo de seu compromisso social.

De acordo com a Seagri, a Bahia é o estado que possui o maior número de agricultores familiares do Brasil, com 665.831 empreendimentos familiares, o que corresponde a 87% dos estabelecimentos agropecuários do estado, 15% de toda agricultura familiar do País e a uma contribuição em torno de 11% para o PIB baiano. Somente em Salvador e Região Metropolitana são cerca de sete mil bares e restaurantes, número que em toda a Bahia chega perto de 60 mil estabelecimentos que poderão adquirir os produtos da agricultura familiar, segundo dados da Abrasel.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9610 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).