Restaurantes ganham certificado de responsabilidade social da SEAGRI

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Muito mais do que uma simples premiação, os restaurantes Baby Beef Iguatemi e Gamboa, Dom Frabizio, Chez Bernard, Rosa dos Ventos, Amado, Paraíso Tropical, a Escola de Gastronomia de Salvador e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Bahia) receberam, na noite da última quarta-feira (25/07/2012), durante o 2º Festival Sustentável, uma importante marca a ser associada ao seu estabelecimento, o Certificado de Responsabilidade Social. O prêmio foi concedido devido à preferência destes em ter como seus fornecedores cooperativas de agricultores familiares, colaborando com o desenvolvimento sustentável na Bahia.

Os premiados receberam um prato de porcelana, como símbolo de seu compromisso social, criado pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) em parceria com a Abrasel Bahia. O projeto do certificado com a elaboração do prato foi elaborado pela Superintendência de Agricultura Familiar da Seagri, (Suaf), responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas destinadas ao segmento. “É um momento sem dúvida de consolidação de todas as políticas públicas ligadas à agricultura familiar, que permite chegar na ponta da produção. Não adianta produzir bem, fazer toda base, e chegar na hora da comercialização não ter resultado”, explicou o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.

De acordo com o secretário, a premiação contemplou os estabelecimentos que compraram produtos da agricultura familiar, no valor de R$ 6 mil, e que se preocuparam não só com as certificações de qualidade em atendimento e cardápio, mas com a responsabilidade social. “Será uma grande vitória se conseguirmos que 20% dos 60 mil bares e restaurantes baianos comprem diretamente de pequenos agricultores. Essa iniciativa histórica prestigia as cooperativas e associações que vão fornecer sem a interferência de atravessadores”, esclareceu, destacando que o prato torna-se objeto de desejo de todos os bares e restaurantes no estado.

Para o presidente-executivo da Abrasel Bahia, Luiz Henrique, essa é a primeira ação concreta do termo de parceria, assinado no início do ano pela a Abrasel e Seagri, que materializa resultados significativos para efetivar negócios e não relações pontuais. “Essa é uma ação empresarial que premia aqueles que compram regularmente da agricultura familiar. Queremos que outros estabelecimentos sejam certificados e estabeleçam uma relação mais estreita comcooperativas e associações, que estão se esforçando, cada vez mais, para inserir produtos de qualidade no mercado”.

“Receber este prêmio representa muito, não só para os nossos colaboradores, mas também para os nossos clientes que apostam nas nossas ideias. Além de participar da evolução desse segmento, também contribuímos positivamente para manter o homem no campo, gerando emprego e renda”, afirma o líder empresarial EAO Alimentos, do Baby Beef e Chez Bernard, Leonel Jardim.

Segundo o superintendente da Suaf, Wilson Dias, os primeiros passos foram dados ao criar um selo que identifica os alimentos desse segmento, ação que melhorou muito a divulgação do cardápio de produtos da agricultura familiar. “Quando desenvolvemos projetos como este, a gente aproxima os dois elos da cadeia, dando real condição para que ambos fiquem satisfeitos. De um lado, o empresário, que cumpre uma agenda de responsabilidade social, e na outra ponta, as famílias que têm oportunidade de fazer com que o produto chegue ao consumidor com preços justos”.

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