Rede estadual de ensino da Bahia vai ofertar o PRONATEC e terá mais 63 novos cursos de formação e qualificação profissional

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia foi habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) a ofertar cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a partir deste semestre. Serão 5.677 vagas em 62 municípios, consolidando a rede estadual como a maior instituição do Estado a oferecer cursos técnicos. Para a ação, o Governo da Bahia vai contar com, aproximadamente, R$ 16 milhões de investimentos.

Com o Pronatec, a Rede Estadual de Educação Profissional reforçará o atendimento às demandas de formação do Porto Sul, Vida Melhor (Urbano e Rural), Copa 2014, além da interiorização das políticas estaduais de saúde e da cultura, e de demandas territoriais específicas.

A Bahia obteve o segundo maior montante destinado aos estados, dos nove que conseguiram atender aos condicionantes do MEC. No total, o ministério vai investir R$ 92 milhões. “O tamanho e capilaridade da rede estadual, que conta com 54 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, além da boa execução dos programas federais e do número de matrículas (56.604 estudantes e trabalhadores beneficiados), foram determinantes”, afirma Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional.

A previsão é a de que os cursos comecem em setembro e outubro, com as inscrições ocorrendo já no mês de agosto. Os estudantes terão transporte, alimentação, fardamento composto por camisa, boné e bolsa, material e livro didático. Além da rede estadual, o Senai, Senac, Ifba e IFbahiano, também ofertam cursos do Pronatec no Estado.

Oportunidades – Serão ofertados 63 cursos de formação inicial ou qualificação profissional em 11 eixos tecnológicos. Dentre os cursos, estão: Cuidador de idosos, Manutenção e montagem de micros, Auxiliar técnico-administrativo, Auxiliar técnico de agropecuária, Regente de banda, Agente de informações turísticas, Agente socioambiental, Agente de observação de segurança na Indústria e na construção civil, Atendente de nutrição, Eletricista industrial e predial, Preparador de pescado,  Desenhista de construção civil, Agente comunitário de saúde e Agente de controle de endemias.

Os cursos serão ofertados para estudantes do 3º ano do ensino médio  ou estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) médio (tempo formativo VI e VII) e para concluintes de curso EJA Fundamental que estejam no Cadastro Único do Governo Federal. Em sete municípios de diferentes Territórios de Identidade (TI), a Educação Profissional Estadual será ofertada pela primeira vez. São eles: São Desidério, no TI da Bacia do Rio Grande; Utinga, no TI da Chapada Diamantina; Ibititá, no TI de Irecê; Conceição da Feira e Santo Estevão, no TI Portal do Sertão; Jandaíra, no TI Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte e São Francisco do Conde, no TI do Recôncavo.  Outros municípios poderão ser beneficiados posteriormente.

Pedagógico – O diferencial dos cursos da Rede Estadual de Educação Profissional está na concepção pedagógica. “Os cursos são todos vinculados a uma modalidade técnica específica. Deste modo, o estudante poderá prosseguir, se desejar os estudos. As cargas horárias, entre 240 e 600 horas, foram ampliadas para garantir a introdução de Português e Matemática instrumentais, noções de organização do processo de trabalho, de ética e de direitos do trabalho”, observa Almerico Lima.

O conteúdo técnico envolve prática e conhecimentos científicos e tecnológicos. Assim, o curso de preparação de pescado, por exemplo, terá também como conteúdo, noções de biologia de animais aquáticos, de microbiologia e de segurança alimentar.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108645 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]