Procon Móvel leva serviços ao bairro Asa Branca em Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O Procon Móvel, serviço itinerante da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) que tem como objetivo receber denúncias e queixas de má prestação de serviços e fornecimento de bens, estará na próxima quarta-feira (25/07/2012) no bairro Asa Branca. Na localidade, o atendimento ao público será realizado na rua Avaré, nas proximidades da Escola Antônio Alves de Oliveira.

Assim como nas edições anteriores, a ação é possibilitada através do uso do ônibus do Programa Feira Cidade Digital, onde técnicos, estagiários e diretores do órgão atendem as solicitações da comunidade e podem de imediato realizar a abertura de processos, provenientes das reclamações individuais e coletivas.

Além de prestar atendimento no âmbito jurídico, a equipe do Procon aproveita a oportunidade também para desenvolver atividades educativas, como a distribuição de cartilhas informativas sobre os direitos do consumidor. A proposta em democratizar o acesso aos serviços do Procon, através do Procon Móvel, já foi realizada em várias localidades. Os cidadãos do conjunto Feira X, Cidade Nova e Tomba também puderam contar com o serviço itinerante do órgão.

No bairro Asa Branca, o atendimento será disponibilizado das 8 às 17 horas. As unidades do Procon estão situadas na avenida Maria Quitéria, nº 2.441, e no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf). Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (75) 3603-3700/ 3602-2800.

Semana da Saúde do Homem

Cuidar da saúde do homem é uma das propostas do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez. E para comemorar a data a unidade promove entre os dias 13 e 24 de agosto a Semana da Saúde do Homem. As ações empreendidas fazem parte da Política Nacional de Saúde do Homem, que tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina com faixa etária entre 20 a 59 anos aos serviços de saúde.

No primeiro dia do evento será realizada uma caminhada a partir das 8h, com saída da própria unidade. Durante a caminhada haverá atividades físicas e realizações de palestras educativas. O evento contará com a participação das equipes do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) e do Centro de Referência Municipal (CRM) DST/HIV/Aids.

Segundo a coordenadora da campanha e enfermeira do CMPC, Maria Caroline Oliveira, o período da campanha foi estendido por conta da grande demanda no ano passado.

“No ano anterior a campanha teve grande êxito e o público masculino procurou pelos serviços de saúde. É importante que o homem faça o diagnóstico precocemente para que ele não venha desenvolver um câncer de próstata. Semanalmente atendemos em média 80 pessoas do sexo masculino”, explica.

Dia D contra raiva movimenta postos

O compromisso em resguardar a saúde de cães e gatos, evitando a raiva animal, foi demonstrado por um grande número de donos que conduziram seus bichos de estimação as unidades que funcionam neste sábado (21/07/2012) como postos de vacinação da campanha antirrábica. A participação da população neste Dia D da campanha foi expressiva na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mangabeira, onde 44 cães e 20 gatos haviam sido imunizados até as 9h30.

De acordo com a agente de endemias Rosane Assunção, a UBS da Mangabeira vacina anualmente uma média de 500 animais. “A população canina e felina do bairro é grande. A comunidade sempre adere à campanha e se mobiliza de verdade. Estes fatores contribuem para que obtenhamos êxito da vacinação aqui na localidade”, salienta.

Para o auxiliar administrativo Edson Carneiro de Oliveira, que levou a cadela Kate, de dez anos ao posto de vacinação, o ato representa o zelo que o dono deve ter pelo animal. “Ela é membro da família e, assim como os demais, também deve receber nossa atenção e carinho. Cuidar do próprio animal de estimação é dever do dono, compromisso que não pode ser negligenciado”, considera.

A aposentada Maria Silva, que conduziu a gata Dunga, de oito meses, também considera que a imunização do animal deve ser priorizada pelo dono. “A gente sempre busca fazer o melhor por quem gostamos. Com os animais não pode ser diferente, e a campanha é o momento oportuno para demonstrarmos que gostamos de verdade”, ressalta.

Mais de cem postos de vacinação foram disponibilizados em Feira de Santana neste Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. Além das UBS, postos do Programa de Saúde da Família (PSF), escolas e associações comunitárias também estão realizando a imunização até às 17 horas. A meta do município é vacinar 74 mil animais durante a campanha, que prosseguirá na zona rural com a segunda etapa.

Serviços de poda concentrados em várias vias

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes está executando a poda de árvores em várias avenidas de Feira de Santana. Além de evitar acidentes e garantir uma melhor visibilidade aos motoristas que trafegam pelas vias, o serviço resultará na melhoria do aspecto visual.

Na manhã deste sábado (21/07/2012), os prepostos da Sesp executaram a poda de árvores na avenida Padre Anchieta (Avenida de Canal), onde também está sendo realizado o serviço de sacheamento (retirada de mato no calçamento). A intervenção também está ocorrendo na rua Adenil Falcão e avenida Olimpio Vital, onde a poda é ornamental. Concluindo os serviços nestas vias, eles terão continuidade na próxima semana em outros corredores de tráfego.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, o trabalho conta com o suporte da Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia), que efetua a poda de galhos próximos a rede elétrica. “Este é um dos serviços da Sesp que traz uma série de benefícios, como a prevenção de acidentes, e não apenas os automobilísticos, melhora do aspecto visual e ajuda a devolver o equilíbrio para as árvores”, acrecenta.

Centro digital no povoado de Escoval

A inclusão digital que já é uma realidade na zona urbana e em algumas comunidades rurais de Feira de Santana também vai chegar ao povoado de Escoval, no distrito de Humildes. A partir desta segunda-feira (23/07/2012) o Governo Municipal vai disponibilizar um centro digital nesta localidade, instalado na Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Escoval – ASSOMPRES.

Serão oferecidos os cursos de Primeiros Cliques, Atendimento ao Cliente, Atendimento Telefônico e Entrevista de Emprego. Segundo o coordenador do Instituto Paramitas, Nilton Rodrigues, as aulas vão acontecer, inicialmente, no turno vespertino. Depois disso, serão estendidas, com turmas sendo disponibilizadas também no turno matutino.

As inscrições para os cursos já começam nesta segunda-feira. Para cadastrar-se é necessário apresentar apenas a fotocópia da Carteira de Identidade e comprovante de residência. “As aulas acontecem duas vezes por semana, têm duração de duas horas cada, e o curso leva um mês”, informa a coordenador.

Para a presidente da ASSOMPRES, Antonieta Ferreira Marques, o equipamento vai beneficiar muitas famílias carentes da localidade. “Muitos jovens daqui nunca tiveram contato com um computador, pois os pais não têm condições de comprar. É uma bênção muito grande para toda a comunidade. As crianças e jovens, principalmente, vão obter um aprendizado que hoje é essencial”, considera.

Já a moradora Berenice Moraes Ferreira acredita que o público da terceira idade também vai usufruir do equipamento. “Tenho certeza que os idosos vão querer participar dos cursos. Todos nós temos a curiosidade de saber o que um computador oferece. Este sentimento vai atraí-los”, avalia.

Aluno do 7º ano, Filipe dos Santos, 13 anos, não esconde a alegria ao manusear o computador. “Quero poder acessar a internet, fazer atividades escolares e se divertir com os jogos. A fila entre as crianças será grande, nos dias em que não houver aulas aqui no centro digital”, pontua. No povoado de Escoval, as aulas vão começar na primeira semana do mês de agosto. Todos os cursos disponibilizados são certificados pela Microsoft.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121930 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.