Presidente Dilma Rousseff visita Maragogipe, batiza plataforma P-59 e lembra que retomada da indústria naval brasileira foi decisão do ex-presidente Lula

Dilma Rousseff presta homenagens ao ex-presidente Lula.
Dilma Rousseff presta homenagens ao ex-presidente Lula.
Dilma Rousseff presta homenagens ao ex-presidente Lula.
Dilma Rousseff presta homenagens ao ex-presidente Lula.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (13/07/2012), em Maragojipe, ao participar da cerimônia de batismo da Plataforma P-59, lembrou que em 2008, um brasileiro acreditou em seu povo e determinou que as plataformas de exploração do petróleo fossem construídas no Brasil. Desta forma, a presidente presta homenagens ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixando claras a gratidão, e admiração pelo mentor político.

Dilma também destacou que a crise econômica internacional é uma oportunidade para o Brasil melhorar as condições de produção.

“Nós progressivamente iremos transformar a crise em uma oportunidade para cada vez mais melhorar as condições do nosso país de produzir, crescer, aumentar sua renda e distribuir (…) O meu governo, eu posso assegurar a vocês, está atento para garantir que o nosso país, diante desta situação internacional, tenha um desempenho o melhor possível e sair dessa crise aproveitando oportunidades que sempre uma crise traz”, afirmou a presidenta.

A presidente afirmou que o governo está removendo entraves ao crescimento econômico sustentável do país ao reduzir as taxas de juros e os impostos. Segundo ela, o governo também trabalha para diminuir os custos da produção.

“Nós queremos de forma sistemática diminuir os custos no Brasil, não da forma como eles estão fazendo lá fora, que é reduzir o salário e os ganhos sociais que os trabalhadores conquistaram ao longo de toda uma história e uma vida de lutas. Nós queremos reduzir os nossos custos baseado na redução dos impostos e na capacitação cada vez maior da nossa força trabalho. O nosso caminho não é o caminho de tirar direito dos trabalhadores. O nosso caminho é outro”, disse.

A presidenta disse que o Brasil, ao contrário de alguns países europeus, buscará que os bônus, as vantagens e os lucros do desenvolvimento sejam distribuídos à população. Segundo Dilma, o governo fará concessões em várias áreas para assegurar uma taxa crescente de investimento e de geração de emprego.

Wagner fala em projeto

O governador da Bahia, Jaques Wagner, lembrou que o governo da presidente Dilma Rousseff dava continuidade a um projeto iniciado pelo ex-presidente Lula. Wagner também destacou a tecnologia desenvolvida na Bahia como exemplo de realização do povo brasileiro.

Foster e Gabrielli

A presidente da Petrobras, Graça Foster, após evento de batismo, concedeu entrevista coletiva, ao lado do ex-presidente da PETROBRAS e secretário estadual de planejamento da Bahia, Sérgio Gabrielli.

Foster foi enfática ao afirmar que se existem criticas a administração passada, ou seja, de Gabrielli, ela assume a inteira responsabilidade, pois era membro do corpo diretivo da companhia, com poder de opinar e influenciar nas ações da petroleira. Foster também explica que as ações em curso foram desenvolvidas ainda quando Gabrielli presidia a companhia. A presidente destacou que sempre votou favorável às decisões de comando de Gabrielli.

José Sérgio Gabrielli lembrou que a atual presidente, Graça Foster, assume uma empresa com uma dimensão operacional muito superior a que ele assumiu anos atrás, e que sendo um momento histórico diferente, além da personalidade, muda a forma de condução da companhia.

O clima de harmonia e respeito mútuo foi permanente. Poucos minutos antes da coletiva, a presidente Dilma Rousseff, durante discurso, lembrou o importante papel que Gabrielli teve ao implementar programas que objetivaram o fortalecimento da indústria nacional.

Prefeito vaiado

O Prefeito de Maragojipe, Silvio Ataliba (PT), não foi poupado das vaias. A cada oportunidade que o nome do alcaide era pronunciado, funcionários e membros da comunidade expressavam a desaprovação pela gestão municipal.

Confira o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff 

[audio:http://cdn.jornalgrandebahia.com.br/2012/07/Pronunciamento-da-presidente-Dilma-Rousseff.mp3|titles=Pronunciamento da presidente Dilma Rousseff]

Confira imagens 

O governador da Bahia, Jaques Wagner, lembrou que o governo da presidente Dilma Rousseff dava continuidade a um projeto iniciado pelo ex-presidente Lula.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, lembrou que o governo da presidente Dilma Rousseff dava continuidade a um projeto iniciado pelo ex-presidente Lula.
José Sérgio Gabrielli e Graça Foster, respeito mútuo e administração de continuidade.
José Sérgio Gabrielli e Graça Foster, respeito mútuo e administração de continuidade.
Presidente Dilma Rousseff visita Maragogipe e batiza plataforma P-59.
Presidente Dilma Rousseff visita Maragogipe e batiza plataforma P-59.
Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9306 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).