Poluição sonora liderou mais uma vez chamados na Central 156

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A Central Disque Denuncia (CDD) registrou durante o feriadão 29 de junho a 02 de julho de 2012 226 ocorrências. A maior causa dos chamados refere-se a poluição sonora provocada por veículos, que, mais uma vez, liderou as estatísticas. Foram 163 registros. A CDD também registrou 14 reclamações referentes a poluição sonora em bares e residências.

Durante o final de semana, também foram registrados 12 acidentes de trânsito sem vítimas. Os cidadãos também acionaram a Central 156 para solicitar a remoção de animais mortos (10/07/2012). As denuncias de veículos estacionados de forma irregular foram 09. As equipes também registraram solicitações de serviços como troca e colocação de lâmpadas e queixas sobre animais soltos.

A Central de Atendimento 156 está disponível para o cidadão feirense 24 horas por dia, todos os dias da semana inclusive feriados e finais de semana. O equipamento, instalado na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), conta com uma equipe de 12 pessoas. Todas as solicitações feitas pela comunidade são encaminhadas para as secretarias e órgãos responsáveis para que os problemas sejam solucionados.

Campanha contra pólio até esta sexta-feira

Os pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos devem conduzi-las para os postos de vacinação para serem imunizadas contra poliomielite até esta sexta-feira (06/07/2012). Em Feira de Santana, a campanha de vacinação já imunizou 61,87% do público-alvo, o que corresponde a 26.062 crianças.

A meta do Município, conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é vacinar 42.127 menores. A chefe da Viep, Janice Estrela, observa que, provavelmente, não haverá prorrogação do período para vacinação. “Os pais não devem esperar que haja um novo prazo. O Ministério da Saúde não enviou nenhum informe neste sentido. Portanto, os responsáveis pelas crianças devem se adiantar, para não perder o prazo”, ressalta.

Ela acrescenta, ainda, que as crianças devem ser imunizadas mesmo que já tenham tomado as gotinhas em campanhas anteriores e esclarece que não há contraindicação. “Somente a vacinação vai garantir que o país continue livre da paralisia infantil, já que há mais de 20 anos não registramos casos da doença. Não há contraindicação quanto aos sintomas de tosse, rinite, gripe, coriza ou diarréia”, salienta.

Até o fim da campanha, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) estarão disponibilizando as doses de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Postos volantes instalados na SMS e no supermercado Hiper Bompreço (Boulevard Shopping) também estão promovendo a vacinação, seguindo o mesmo horário de funcionamento das unidades de saúde.

Pavimentação em ruas do bairro Viveiros

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está executando a pavimentação a paralelepípedo em diversas ruas do centro, bairros e distritos do município. As últimas vias públicas contempladas com os serviços foram as Vias Pedestres I, II, III e VII, localizadas no conjunto Viveiros.

Nas Vias Pedestres I, II e VII os trabalhos já foram concluídos; na VP III o calçamento está em execução e na VP XII a pavimentação será realizada. Para os moradores, a obra representa progresso, valorização dos seus imóveis e muito mais organização no bairro.

Moradora da VP II, Florenice Conceição afirma que a rua ficou ótima depois do calçamento. “Era tudo cheio de buraco e quando chovia a gente precisava andar pela lama. Agora não passamos mais por isso”, disse.

Quem também comemora a pavimentação em sua rua é a dona de casa Maria Ducarmo de Jesus, moradora da VP I há 14 anos. “Depois de cobramos tanto por esta obra, finalmente saiu. Não sofremos mais com a poeira e os buracos. Está maravilhoso”, declara.

As obras estão sendo realizadas pela Construtora FMS, vencedora da licitação pública promovida pelo Governo Municipal, e são orçadas no valor de R$ 208 mil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]