No ProSel 2012.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana a prova de redação aborda a inclusão digital para indígenas

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Com o tema sobre a inclusão digital – implicações e consequências para preservação cultural de comunidades indígenas, a prova de redação do vestibular 2012.2 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) fez os candidatos refletirem sobre as transformações e demandas do mundo moderno. Neste primeiro dia de provas, o estudante Ramon de Jesus Souza, de Feira de Santana e que disputa uma vaga para Engenharia Civil, disse não ter tido dificuldades para escrever a redação, “por se tratar de um tema atual que diz respeito não apenas a comunidades indígenas, mas a toda população”.

Para Dayse Figueiras da Silva, do município de Itapicuru – BA, o tema foi “claro e objetivo, sem ambiguidades de interpretação”. Dayse, que pretende estudar Psicologia, disse que optou pela Uefs “porque é uma universidade renomada na Bahia”. Joaquim Ferreira Lima Neto é de Itabuna – BA e pretende estudar Engenharia Civil na Uefs “porque é uma instituição pública e de qualidade”. Sobre a redação, também afirmou que foi fácil discorrer sobre o tema.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira e Redação. O vestibular da Uefs prossegue nesta segunda-feira com as provas de História, Geografia e Matemática. Terça-feira (17/07/2012), último dia, serão aplicadas as provas de Física, Química e Biologia.

Os gabaritos das provas deste domingo serão divulgados ainda hoje na internet, no endereço www.uefs.br/portal

A abstenção neste primeiro dia de provas foi de 14,71%, o que equivale a 1.705 candidatos ausentes dos 11.588 inscritos. Para a coordenação do processo seletivo, o percentual pode ser considerado dentro do esperado em comparação com os vestibulares anteriores. Houve, inclusive, redução em relação ao primeiro dia do vestibular de 2012.1, realizado em janeiro (27,17%) quando a Uefs foi a última universidade baiana a aplicar as provas do período.

Sala de Espera

Mais uma vez, a Uefs oferece para os familiares e acompanhantes dos candidatos o Programa Sala de Espera, realizado no hall da Biblioteca Central. São realizadas atividades culturais e de entretenimento enquanto aguardam parentes e amigos que fazem as provas.

Dilma Moreira, mãe de candidato à vaga no curso de Direito, disse que gostou do acolhimento. Moradora da cidade de Santo Antônio de Jesus, ela ressalta a importância do Programa e diz acreditar que a palestra realizada no espaço proporcionou novas informações sobre a Uefs. Já Mateus Dias, de Alagoinhas, pai de candidato à vaga no curso de Psicologia, disse que ficou sabendo mais sobre a estrutura do campus.

O Programa Sala de Espera acontece até a terça-feira, último dia de provas, a partir das 8h com a recepção aos familiares e acompanhantes no pórtico da Uefs.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114879 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.