Juíza obriga jornal do Espirito Santo a tirar cinco publicações de seu site; entidades repudiam censura judicial

Poder Judiciário.
Poder Judiciário.

Em decisão liminar, uma juíza da cidade de Vitória, no Espírito Santo, obrigou o jornal digital Século Diário a tirar do ar cinco publicações — três reportagens e dois editoriais –, informou o Jornal do Brasil. Diversasorganizações manifestaram repúdio à censura, entre eles a Associação Nacional de Jornais (ANJ), noticiou o portal da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Segundo o próprio Século Diário, a decisão da juíza Ana Cláudia Rodrigues Soares é referente ao processo promovido pelo promotor de justiça Marcelo Barbosa Zenkner. Além de obrigar o jornal a retirar de seu site conteúdos já publicados que mencionavam o promotor, a decisão da juíza também estipula critérios para futuras matérias sobre Zenker, como abster “de incluir adjetivações pejorativas ou opiniões desfavoráveis” a ele. No texto da decisão, a juíza

Em nota divulgada na quarta-feira, 11 de julho, a ANJ afirma considerar especialmente grave as “recomendações” da juíza para as próximas publicações do jornal, consideradas “uma descabida ingerência na autonomia editorial de que constitucionalmente gozam os órgãos de imprensa (…)”.

*Centro Knight | Por Isabela Fraga.

Sobre Carlos Augusto 9523 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).